Manaus| 18 de Janeiro de 2018 (Sexta-Feira)
Na última quinta-feira foram enviadas pela Central de Medicamento do Amazonas (Cema), mais de oito mil bolsas de soro para quinze municípios. A unidade faz parte da Susam, Secretaria de Estado de Saúde.
Os municípios beneficiados foram, Autazes, Benjamim, Carauari, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Parintins, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Presidente, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Tefé.
Segundo o secretario de saúde, Carlos Almeida, os soros enviados deve durar por até doze dias, o que garante que os hospitais funcionem normalmente durante esse período, “Isso nos permite manter o abastecimento das principais unidades de saúde até o final de janeiro, tempo suficiente para o planejamento de novas compras”, disse o secretário.
Antes do reabastecimento, o estoque de soros nos municípios estava baixo mas ainda sim a situação não está tão grave quanto na capital de Manaus, de acordo o coordenador da Cema, Antônio Paiva.
“A situação deles (municípios) estava melhor que a capital, mas já estava faltando nos principais polos, tais como Tefé”, explica o coordenador do órgão.
Tefé receberá cerca de 900 unidades de soro já que a demanda é mais alta do que os outros municípios do Amazonas.
Além da situação de baixo estoque de soros, a Susam que aproximadamente 75% dos estoques estavam zerados e identificaram medicamentos vencidos.
Até o fim da semana a previsão é de que seja fornecido mais 42,6 mil bolsas para continuar a ação.
Foto: Bruno Zanardo/Secom
Redação Portal Pontual

