Manaus| 18 de Janeiro de 2018 (Sexta-Feira)
Na última quinta-feira (17), o governador Wilson Lima (PSC) visitou a escola Nilo Peçanha, zona sul de Manaus. A instituição de ensino é uma das 37 escolas estaduais considerada pela nova gestão em situação precária e funciona a mais de 123 anos em um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“De acordo com levantamentos que foram feitos, 251 escolas no estado do Amazonas necessitam de reformas. Dessas, 37 correm o risco de não funcionar. É o caso do Nilo Peçanha, que no ano passado fechou com 280 alunos e a previsão era de que estivessem estudando esse ano, a partir de fevereiro, 322 alunos”.
Durante a visita o governador afirmou que a escola ficará fechada para reforma durante o ano de 2019, devido problemas no piso há problemas na fiação elétrica, infiltrações, mofo nas salas, segundo Wilson o problema se repete de forma mais grave em municípios do interior.
“ Em Itamarati e Ipixuna tem escola que não vai funcionar. Tem escola em Tonantins que está desabando. Em alguns desses municípios a gente vai ter que realocar esses alunos e vai ter que colocar o turno intermediário, para não comprometer o ano letivo”, frisou.
As reformas nas 251 escolas está avaliada em R$ 350 milhões, que serão investidos nos prédios com situações mais precária.
Wilson Lima, que estava acompanhado do futuro secretário de Educação, Luiz Castro, aproveitou a visita para anunciar o reajuste de 9,38% no salario dos professores da rede estadual do Amazonas. O reajuste será recebido pelos servidores já no pagamento de janeiro.
“A transparência no diálogo com os professores tem sido o nosso mote. Estamos deixando claras todas as ações que nós estamos fazendo e onde é que os recursos estão sendo aplicados. Hoje temos essa boa notícia, que é o reajuste de 9,38% já no mês de janeiro” anunciou o governador.
Ainda durante a visita Lima afirmou que retomou o concurso da Seduc e que o resultado final deve ser divulgado no final de fevereiro.
Foto: Diego Peres/Secom.
Redação Portal Pontual.

