segunda-feira, janeiro 26, 2026
HomeSem categoriaGestão | Sefaz-AM dá início ao exercício financeiro deste ano

Gestão | Sefaz-AM dá início ao exercício financeiro deste ano

Publicado em

Artigo Relacionado

Confap e Universidade de Illinois se reúnem para tratar de parcerias internacionais

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu,...

Manaus | 18 de Janeiro de 2019 (Sexta-feira)


Na última quinta-feira (17), foi iniciado o exercício financeiro 2019 pela Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM). A abertura foi realizada no auditório da fazenda estadual, com a participação de gestores públicos.

O objetivo do evento é para os gestores públicos conhecerem as novidades adotadas pela pasta que cuida dos setores da receita, despesa, orçamento, compras e contratos governamentais.

O seminário contou as boas vindas do secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, que também fez as devidas recomendações aos gestores, ressaltando a importância e exigência da eficiência e rigor na boa gestão dos recursos públicos no exercício financeiro que começa.

As alterações foram baseadas para garantir a fluidez de procedimentos, tais eles como o pagamento de pessoal, fornecedores e produtos vitais para a boa prestação dos serviços públicos e entre outros.

“Resolvemos fazer um seminário com essas áreas fundamentais a fim de esclarecer o processo burocrático. Nossos técnicos apresentaram e responderam às dúvidas dos gestores, tudo com a agilidade e eficiência que queremos incutir na máquina pública“, informou o secretário.

A recomendação de controlar as contas públicas foi dado pela Secretária Executiva de Orçamento (SEO), Christiane Travassos, que também iniciou o evento falando sobre a necessidade de fazer com que as despesas caibam no orçamento, sob a pena dos órgãos possuírem seus pedidos de suplementação orçamentária bloqueados.

“Não serão permitidos a inclusão no Sistema Integrado de Gestão Orçamentária (SIGO) de solicitações de abertura de créditos adicionais sem a devida compensação orçamentária. Precisamos mudar a cultura dos órgãos que se acostumam a realizar despesas sem dotação orçamentária. Outra medida é o maior controle no atendimento das despesas de exercícios anteriores para que esta regularização não prejudique a execução das despesas do exercício em curso”, enfatizou.

Além disso, a SEO destacou que a validação das emendas impositivas inseridas no orçamento deste ano serão agora de responsabilidade do órgão, ao contrário de anteriormente que era de responsabilidade do SEO.

O secretário Executivo do Tesouro (SET), Alessandro Ribeiro, detalhou o procedimento, sendo a partir deste ano, todos os convênios com órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONG) serão feitos virtualmente (não mais físicos, em papel), assim, não sendo mais necessário que os fornecedores se dirijam à Sefaz/AM para fazer o cadastro.

A operação passou a ser feita pelo órgão de origem, onde o serviço foi prestado. “Só caberá à Sefaz analisar e homologar os dados informados. Com isso, daremos mais agilidade ao processo de liberação e controle”, explicou.

De acordo com o coordenador de Compras e Contratos Governamentais (CCGOV), Alexandre Siqueira, as compras governamentais também sofrerão alterações, agora, a modalidade de Compra Eletrônica (CEL), ( com o limite máximo de R$ 17,6 mil) será realizada diretamente nos órgãos públicos, com base na lista de fornecedores cadastrados no sistema estadual de compras, sem a necessidade de encaminhamento à Comissão Geral de Licitação (CGL).

“Queremos automatizar esse sistema de compras e contratos, já devidamente aceitos pelos órgãos de controle e, futuramente, integrar com o Diário Oficial eletrônico. Queremos promover esta mudança ainda este ano para  acabar com os processos físicos em papel, evitando assim a perda, o custo com a manutenção de arquivos e aumentando a eficiência e agilidade no tramite da informação”, finalizou.

Foto: Divulgação.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM).

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...