Manaus | 29 de Janeiro de 2019 (Terça-feira)
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), recebeu na última sexta-feira (25), a visita do presidente da Caixa Econômica Federal, economista Pedro Guimarães, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico.
Assuntos como a preservação e reformas na Zona Franca de Manaus (ZFM), economia e política brasileiras foram colocados em pauta durante o encontro, que logo após isso, foi relatado pelo prefeito por meio de sua página no Facebook.
“Essas poucas horas deram início a uma amizade, tantas coincidências de pontos de vista encontramos, em relação à necessidade de reformas econômicas, de abertura da economia, das perspectivas de crescimento econômico para 2019/20, apesar do recuo da China (crescerá “apenas” 6,1% neste ano, para evitar tensões inflacionárias). Confiamos ambos que esse biênio apresentará PIB mais robusto que o de 2017/18, que foi tímido, mas pôs fim a 30 meses de aguda e perversa recessão”, destacou Arthur Neto.
O prefeito aproveitou a ocasião para abordar a série de artigos que vem publicando em favor da Zona Franca de Manaus, destacando a importância de falarem sobre o assunto e fazendo um alerta das consequências com o fim da ZFM.
“Alertei que o fim da Zona Franca levaria os quatro milhões de amazonenses ao desespero, ao avanço sobre a floresta, atrás da sobrevivência”, disse, lembrando ainda o desgaste internacional o qual o país enfrentaria.
Além do papel protetor da maior floresta tropical do mundo, os problemas de infraestrutura e a questão de incentivos da Zona Franca de Manaus foram colocados em questão pelo prefeito junto ao presidente da Caixa. “Concordei ser necessário um “pente fino” nos incentivos, para separar o joio do trigo. E ponderei que, se houvesse intenção de acabar com a Zona Franca, bastaria deixá-la como está hoje”, enfatizou.
O prefeito finalizou sua publicação lembrando da visita que fez com o novo presidente da Caixa ao Museu da Cidade de Manaus, alegando que “vendeu seu peixe” e que espera manter a parceria proveitosa junto à instituição nessa nova gestão de Pedro Guimarães. “Conheci um bom brasileiro, capaz de ouvir, sábio ao falar, influente e aberto”.
Foto: Reprodução/Facebook.
Fonte: Com informações da Assessoria da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
Redação por Ana Flávia Oliveira.

