Manaus | 04 de Março de 2019 (Segunda-feira)
No último sábado (02), o vice govenador e secretário estadual de saúde, Carlos Almeida, realizou na maternidade Ana Braga, localizado na Zona Leste da capital, uma inspeção para conferir o funcionamento da unidade e o processo de ampliação de leitos na maternidade seguindo de acordo com o plano de ação adotado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para o feriado prolongado de Carnaval.
Durante a visita, Carlos Almeida analisou questões como o abastecimento de medicamentos, produtos para a saúde que vem sendo garantidos pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), incluindo o Tamiflu, o antiviral para combater a H1N1.
“A direção da maternidade está nos pondo a par de todas as melhorias feitas, como a ampliação de leitos de UTI, que são importantes para nos dar retaguarda. Também estamos cuidando para que não haja desabastecimento. As medidas de urgência necessárias foram tomadas e a equipe da Cema (Central de Medicamentos do Amazonas) está em sintonia com a maternidade para que não haja falta de elementos essenciais”, disse o secretário.
O plano da Susam prevê, ainda, ações para o enfrentamento da Influenza A e outras Síndromes Respiratórias Agudas.
O secretário de saúde frisou sobre a importância do acompanhamento e vistorias das ações sendo implantadas nas unidades, principalmente nesse momento de alerta sobre a H1N1, “É obrigação do Governo do Estado acompanhar o funcionamento dos serviços públicos. A saúde é essencial, então nós devemos, enquanto secretaria, acompanhar o funcionamento dos hospitais porque esse aumento na demanda é natural no carnaval, em especial a H1N1, que está sendo monitorada de perto.”
Por determinação do govenador Wilson Lima, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Ana Braga, aumentou de 15 para 25. No último sábado (02) foram instalados cinco, dos dez leitos de UTI neonatais previstos e outros cinco estão sendo equipados para entrar em funcionamento no início da semana. Além deles, também estão sendo preparados para serem reativados seis leitos de UTI materna.
Foto: Cláudio Heitor/ Secom.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Redação por Ana Flávia Oliveira.

