A 17ª edição do “Show das Águas, Meio Ambiente e Cidadania”, realizado pela Fundação Rede Amazônica há 15 anos com o envolvimento de pelo menos 30 parceiros como, por exemplo, o Exército Brasileiro e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), estará de volta a Autazes (AM) na terceira semana do mês de julho deste ano.
A informação é do prefeito do município, Andreson Cavalcante (PROS) que, segundo informou, assinou termo de cooperação técnica com Fundação no dia 20 deste mês.
O “Show das Águas, segundo ele, é representativo – um programa de grande alcance social pelo seu pragmatismo com o desenvolvimento da Amazônia, a educação ambiental e com o próprio homem.
“Será uma grande oportunidade aqueles pacientes que não conseguem nas filas do SUS, em Manaus, uma cosulta com ofalmologista ou com o urologista para avaliar o tamanho e consistência da próstata”, admite. “Autazes viverá uma semana muita intensa com todas as secretarias, escolas do município envolvidas com os vários parceiros envolvidos com o projeto da Rede Amazônica”, completa.
O “Show das Águas” disponibiliza ações sociais, de saúde e de conscientização à população, além de cursos e palestras educacionais com os mais diversos temas.
Sobre o Projeto
Preocupada com as questões ambientais da Amazônia, a Fundação Rede Amazônica promove o evento Show das Águas e Meio Ambiente com intuito de sensibilizar as pessoas quanto à necessidade do uso racional dos recursos naturais e à preservação do meio-ambiente como meio de sobrevivência de todos os agentes envolvidos no ecossistema.
Executado por meio do Centro de Estudos Amazônicos e pelo Comitê das Águas e Meio Ambiente, que reúne 30 instituições do setor público, privado e entidades não governamentais, o projeto foi idealizado em 2000 pelo jornalista Phelippe Daou.
O Show das Águas é dividido em quatro momentos: oficinas pedagógicas e sociais para a comunidade escolar e o público em geral, realizado em parceria com a SEDUC/AM; Fórum Científico para debate e discussão da realidade ambiental do Município; ações de cidadania, realizada em parceria com a SEAS, SUSAM e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e show cultural aberto ao público com a apresentação de grupos regionais e cantores locais promovendo a integração de todos os participantes.
Redação
Leia também: www.oreporter-am.com.br