Manaus | 16 de Setembro de 2019 (Segunda-feira)
O professor Esron Soares Carvalho Rocha, de 54 anos, foi eleito o novo diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para o quadriênio 2019-2023. A cerimônia de posse ocorreu na tarde da última sexta-feira (13).
Esron é Doutor em Ciência na área de concentração Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2016), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Indígena pela Universidade Federal do Amazonas (2000).
Atualmente o diretor exerce o cargo de professor adjunto III da Universidade Federal do Amazonas, nas disciplinas Saúde Coletiva, Saúde Indígena e Estágio Curricular I (módulo rural), Coordenador estadual no âmbito da Ufam do Programa de Acesso e Melhoria da Qualidade – PMAq, Coordenador Pedagógico do curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde, Agente Indígena de Saneamento no Alto Rio Negro e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Ufam.
Com um currículo impecável, o professor será o 15º diretor desde a sua fundação em 1949.
Além disso, o professor é Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/Amazonas, gestão 2013–2016 e 2016–2019), Membro Titular da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), Avaliador ADOC da Revista Latino América de Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Presidente do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem 2019 e Coordenador da Telesaúde Indígena no âmbito da Ufam.
Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz).
Foto: Eduardo Gomes.
Redação por Ana Flávia Oliveira.