Aos 14 anos, Nathanael Figueiredo é uma das maiores promessas do Amazonas num esporte radical chamado Mountain Bike, no qual o atleta faz percursos em trilhas e ramais.
“Nathanzinho”, como é conhecido, vai representar o Estado de 30 de outubro a 2 de novembro no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, em Mairiporã, São Paulo.
O aluno do 9º ano da escola municipal Bom Jesus, localizada em Iranduba, costuma treinar entre uma hora e uma hora e meia por dia na trilha de dois quilômetros no terreno de sua casa, em Paricatuba, para ter o melhor desempenho nas competições. A dedicação de Nathanael rendeu a quinta colocação na primeira etapa do campeonato amazonense do esporte.
“O campeonato brasileiro vai representar muito para mim e para o esporte no Amazonas. Nunca vi nenhum amazonense competir nesse campeonato especificamente. Tem uma grande importância porque é um incentivo para outras pessoas iniciarem e mais atletas praticarem o esporte. A tendência é só crescer em Manaus e no Amazonas”, declarou o atleta.
A estreia de Nathanzinho será na categoria Infantojuvenil, de 12 a 14 anos. O jovem conta com o apoio do também atleta de Mountain Bike, “Francisco Bad Boy”, e com a equipe da qual faz parte, “Pedalando com você”, que tem como líder a atleta Mayara Alves.
Sonho
Desde os 5 anos, Nathanael gosta de andar de bicicleta, mas somente aos 12 anos que começou a procurar mais pela modalidade de Mountain Bike.
“Foi muito espontâneo, sabe? Eu tinha um dinheiro em caixa e fui procurar competições e vi que tinha uma no mesmo mês. Eu fui na loja e consegui comprar o modelo que me indicaram. Eu comprei, competi e consegui a quinta colocação”, disse.
Por causa do bom desempenho, Nathanael conseguiu entrar na equipe “Pedalando com você”.
Ajuda de custo
Nathanael Figueiredo é considerado uma promessa na modalidade. Por isso, recebeu um convite para competir no Campeonato Gaúcho, na Trilha da Vaca, em Porto Alegre, no dia 7 de novembro.
Mas, infelizmente, a família de Nathanzinho não tem condições de arcar com os custos de passagens e hospedagens. Por isso, eles têm se empenhado em vender brigadeiros e arrecadar fundos por meio de ações solidárias.
Para ajudar Nathanael a competir, basta entrar em contato pelo número de telefone (92) 9 9370-3845 e falar com o próprio atleta.
Priscila Rosas, para O Pontual
Fotos: Luíza Dantas
Redação por Bernardo Andrade