Manaus | Sexta-feira
O anúncio foi feito pelo secretário Denilson Novo, em reunião na noite de quinta (14/12) com representantes de bois-bumbás e grupos folclóricos da Categoria Ouro do Festival
O Governo do Amazonas efetua nesta sexta-feira (15/12) os últimos repasses de recursos para as agremiações participantes do 60º Festival Folclórico do Amazonas (FFAM), realizado no último mês de setembro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Denilson Novo, em reunião com dirigentes e representantes de bois-bumbás e grupos folclóricos da Categoria Ouro do Festival, no final da tarde de ontem, no Palacete Provincial, no Centro.
No montante de R$ 100.452,00, o pagamento se refere a valores não repassados aos grupos que deixaram de participar do 60º FFAM, devido à situação de inadimplência. Os recursos serão distribuídos entre as agremiações participantes da última edição do Festival, segundo acordo anterior estabelecido entre os grupos. No total, o Governo do Estado disponibilizou um montante de R$ 800 mil para apoio a grupos folclóricos e bumbás participantes do evento, verba oriunda de patrocínio da empresa Coca-Cola.
De acordo com Denilson Novo, a retenção no repasse da verba pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) ocorreu devido pendências jurídicas e administrativas, decorrentes da mudança de gestão na Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
“O importante para nós é resolver. Esse repasse era o primeiro tema dessa reunião, e agora fechamos o pagamento antes do fim do ano”, decretou o titular da pasta, assinalando o compromisso firmado com os grupos folclóricos. “Ninguém vai ficar sem receber, exceto pelos grupos que estão inadimplentes”.
Novidades – Além do anúncio do pagamento, o secretário de Cultura confirmou a data marcada para o seminário que debaterá a edição de 2018 do FFAM: dia 15 de janeiro.
Denilson destacou ainda a criação do Centro de Cultura Popular, que será no local onde funcionou a antiga Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro. “Ali teremos oficinas de artesanato, onde os turistas poderão ver como as peças são produzidas, com as antigas celas transformadas em lojas. Haverá exposições permanentes de folclore, e o espaço central servirá para ensaios e apresentações de grupos folclóricos”, antecipou o secretário.
“Foi um passo ousado, pois vocês sabem que não temos recursos, mas estamos convencendo pessoas e trabalhando para conquistar parceiros e apoios para fazer esse projeto acontecer”, declarou ele, que foi muito aplaudido pelos participantes do encontro.
Além de Denilson, a reunião teve a participação da secretária executiva da SEC, Natália Mêne; da diretora de Eventos, Sissy Mendes; e dos representantes da AADC, a diretora presidente, Patrícia Veloso, e o gerente de Projetos, Ewerton Almeida.
Satisfação entre a classe – O anúncio do repasse final de recursos do FFAM, as boas perspectivas com relação ao Festival do próximo ano e ao futuro Centro de Cultura Popular deixaram os participantes da reunião no Palacete Provincial bastante satisfeitos.
“Toda a categoria Ouro sai dessa reunião satisfeita com a dedicação e a presteza do secretário Denilson Novo, além da nova gestora da AADC. Graças a Deus, concluímos nosso ciclo do Festival em 2017”, declarou José de Arimatéia Lopes, representante da Liga dos Grupos Folclóricos de Manaus e do Cacetinho Waimiri Atroari.
Arimatéia Lopes definiu ainda o projeto de criação do Centro de Cultura Popular como “um marco para o folclore no Amazonas”. “Sem dúvida, a cultura popular vai ter sua apoteose com a abertura desse Centro no casarão da Sete de Setembro. Ali mesmo, naquela ponte, os bois-bumbás das antigas por muito tempo se digladiaram. Isso para nós é voltar na História, reviver esse passado de 50 anos atrás”, declarou.
FOTOS: Michael Dantas/ SEC
—
Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da‘Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).
Fonte: Secom
Redação Por Natália Dantas.