domingo, julho 6, 2025
HomePolíticaVocê de novo, Léo, diz Bolsonaro após crítica de DiCaprio

Você de novo, Léo, diz Bolsonaro após crítica de DiCaprio

Publicado em

Artigo Relacionado

Com semestre quase no fim, prefeito de Benjamin Constant compra kits de educação financeira por R$ 1,5 milhão

O prefeito de Benjamin Constant (a 1.118 quilômetros de Manaus), Semeide Bermeguy (MDB), vai...

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou nesta quarta-feira (27) mais uma vez polemizar com Leonardo DiCaprio, crítico ao seu governo, ao responder uma postagem do ator no Twitter sobre o desmatamento na Amazônia.

“Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil”, escreveu o presidente, em inglês, em resposta a DiCaprio.

O ator publicou, na terça-feira (26), um mapa do MapBiomas, que mostra as mudanças no território brasileiro a partir da colaboração de universidades, ONGs e empresas de tecnologia. Na postagem, DiCaprio afirma que nos últimos três anos a região foi atacada pela indústria extrativista.

“Qual a extensão do desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem?”, perguntou DiCaprio.

Na resposta, Bolsonaro citou mais uma vez o iate do artista, como já havia feito em maio deste ano. “Eu poderia dizer a você, novamente, para desistir de seu iate antes de dar uma palestra ao mundo, mas eu conheço os progressistas: você quer mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmo”, escreveu.

Em abril, ele já havia tentado polemizar com DiCaprio no Twitter, respondendo ironicamente a uma publicação do ator incentivando brasileiros a tirarem o título de eleitor.

O presidente fez o mesmo com Anitta, ao compartilhar uma publicação da cantora, também de forma irônica.

A cantora, que tem 17,8 milhões de seguidores no Twitter, bloqueou Bolsonaro e disse que a estratégia dele é ganhar relevância e repercussão na rede social, uma vez que ela tem mais do que o dobro de seguidores que ele. O presidente é seguido por 8,4 milhões de pessoas.

Na resposta desta quarta a DiCaprio, que tem 19,6 milhões de seguidores no Twitter, Bolsonaro disse estranhar a atenção que o ator dá ao Brasil ser maior do que aos incêndios na Europa e nos Estados Unidos.

“Alguém pode perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na terra”, escreveu. “Você pode continuar brincando com seus brinquedos de estrelas de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho”, completou.

Ainda na resposta, o presidente afirmou que a média de desmatamento em seu governo é menor do que era no passado.

Relatório Anual de Desmatamento (RAD), lançado este mês pelo MapBiomas, mostra que na Amazônia o ritmo da derrubada de florestas foi de 1,9 hectare por minuto em 2021, o que equivale a cerca de 18 árvores por segundo.

Em todo o país, foram cerca de 191 novos eventos de desmatamento por dia. Para cada ação de desmate, a velocidade média foi de 0,18 hectare por dia em 2021 -contra 0,16 hectare/dia em 2020.
Segundo o RAD, a Amazônia concentra a maior frente de desmatamento, representando 59% do total desmatado no Brasil em 2021, seguida do cerrado (30%), caatinga (7%), mata atlântica (1,8%), Pantanal (1,7%) e pampa (0,1%).

A política ambiental do governo Bolsonaro é criticada por ambientalistas pelo aumento no desmatamento e nas queimadas.

Na resposta desta quarta, Bolsonaro disse que DiCaprio não sabe que no seu governo o Brasil assumiu o compromisso de erradicar o desmatamento ilegal até 2028 e voltou a afirmar que o ator usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia em 2019.

“Mas eu o perdoei. Então, por favor, não peque mais”, ironizou.

 

 

Fonte: FOLHAPRESS

Foto: Reprodução

Redação por Bernardo Andrade

Últimos Artigos

UEA abre inscrições para especialização em Computação Quântica

Com o foco no desenvolvimento de futuros especialistas aptos a projetar, implementar e otimizar...

Boi Garantido é o vencedor do 58° Festival Folclórico de Parintins

O boi Garantido é o campeão da 58° edição do Festival Folclórico de Parintins. Defendendo...

58° Festival de Parintins trouxe muita cultura e tradição para o Bumbódromo

Nesse final de semana aconteceu o 58° Festival de Parintins, uma das maiores manifestações...

Obras que destacam Festival de Parintins são lançadas pela Editora da UEA

Um trabalho coletivo envolvendo quase 80 autores e mais de 150 verbetes. Esse é...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

UEA abre inscrições para especialização em Computação Quântica

Com o foco no desenvolvimento de futuros especialistas aptos a projetar, implementar e otimizar...

Boi Garantido é o vencedor do 58° Festival Folclórico de Parintins

O boi Garantido é o campeão da 58° edição do Festival Folclórico de Parintins. Defendendo...

58° Festival de Parintins trouxe muita cultura e tradição para o Bumbódromo

Nesse final de semana aconteceu o 58° Festival de Parintins, uma das maiores manifestações...