O escritor e professor de Filosofia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Victor Leandro, teve sua obra mencionada honrosamente no Concurso de Literatura Júlia Lopes de Almeida, promovido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro – UBE/RJ, que conta com a participação de vários escritores do Brasil e do mundo. O livro mencionado foi “O fantasma e a travessia” (Clube de Leitores), definido pelo próprio autor como uma narrativa sinuosa dos fatos políticos do presente.
Segundo o escritor, ter sua obra mencionada e receber a menção honrosa em um evento de tamanha proporção ” é muito satisfatório, principalmente pelo que ela significa em termos de visibilidade às literaturas produzidas no Norte do país, que continuam na sua grande maioria sendo mantidas às margens dos debates literários centrais. Nesse sentido, considero de grande importância que a obra esteja presente nessa premiação já bastante tradicional ofertada pela UBE do Rio de Janeiro”, afirma Victor Leandro.
Sobre a obra
O fantasma e a travessia é a narrativa um tanto sinuosa dos fatos políticos do presente. Participando das inquietações recônditas de Natus Simile, a obra percorre, numa espécie de autoanálise em delírio, toda a sua trajetória da infância à maturidade, passando pelos conflitos mais latentes da infância até sua ascensão nas esferas da alta burguesia, no que se revelam, por meio de suas elaborações imaginárias, todos os flagelos que aplacam e oprimem a cena pública brasileira, especialmente quanto às arbitrariedades dos poderosos, a ascensão reacionário-fascista e o caos sanitário vigente, procurando, por meios sobretudo alegóricos, uma síntese crítica, a qual se revela no questionamento existencial da personagem, em quem, apesar de ter alcançado os mais elevados níveis de influência e tornar-se praticamente um mandatário da república, permanece uma nódoa de frustração e desalento.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual.
Imagens: Acervo pessoal do escritor Victor Leandro.