sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoEleição | Instituto Pontual realiza diagnóstico eleitoral em 21 municípios do Acre...

Eleição | Instituto Pontual realiza diagnóstico eleitoral em 21 municípios do Acre e Rio Branco sobre as eleições de outubro. Veja os números

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Acre | Terça Feira (17/07/18)


No período de 09 a 26 de junho, a empresa de pesquisa Pontual realizou um estudo em 21 municípios do Acre e na capital Rio Branco. Foram 6.333 entrevistas em todo o estado, com questionário, formado por variáveis de interesse sobre a disputa eleitoral para os cargos de governo, senado, deputado federal e outros. As entrevistas foram realizadas presencialmente FACE TO FACE, por equipes de pesquisadores treinados previamente. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob número 00987/2018.

Estimulada para governo

Segundo os dados, a disputa para o governo do Acre está acirrada entre Gladson Cameli com 37,98% e Marcus Alexandre 32,27% na opção estimulada. Em seguida, Coronel Ulisses com 8,56%, Janaina Furtado 2,32%, Lyra Xapuri 0,78%, nenhum deles 11,42% e indecisos 6,68%.

No desempenho de Gladson Cameli e Marcus Alexandre por município, é possível observar uma liderança de Gladson em 19 municípios, perdendo em Santa Rosa, Xapuri e capital Rio Branco. Dentre os municípios, em Mâncio Lima, Gladson alcança o melhor desempenho com 60,3%. Marcus Alexandre, apresenta melhor desempenho em Santa Rosa com 39,0%.

Marcus Alexandre, vence na capital Rio Branco com 35,4%, seguido por Gladson com 33,8%.

Após estimulada para governo do Acre, os entrevistados foram questionados sobre sua 2º opção de voto, caso o seu candidato não disputasse a eleição. Gladson alcançou 17,62% da preferência do eleitorado, seguido por Marcus Alexandre com 12,8%. No momento das entrevistas, o eleitor apontava para o disco contendo as fotos de todos os candidatos que constaram na pesquisa.

Decisão do voto

Sobre a escolha do voto em seu candidato, 70,34% afirmaram que estão decididos em não trocar de opção. No entanto, 23,74% afirmam que podem mudar o seu voto até o dia da eleição.

Durante a coleta de dados, a Pontual ouviu dos eleitores, a opinião sobre quem eles acreditam que deverá vencer as eleições. Gladson Cameli é apontado por 36,65% dos eleitores, Marcus Alexandre aparece logo atrás com 33,86%.

Rejeição

Dentre os candidatos testados, 20,78% dos eleitores rejeitaram Marcus Alexandre e 14,02% rejeitaram Gladson Cameli. Logo em seguida, Lira Xapuri 11,11%, Janaina Furtado 9,39%, Coronel Ulisses 6,44% seguem respectivamente.

Senado

Para Senado, foram estados; Jorge Viana, Sergio Petecão, Marcio Bittar e Ney Amorim. O eleitor apontou 1ª e 2 ª opção de voto, após ser apresentado o disco com a foto dos candidatos.

Jorge Viana lidera a corrida com 25,07% na 1ª opção, seguido por Marcio Bittar 19,41%, em terceiro lugar Sergio Petecão com 17,38% e Ney Amorim 10,26%. 22,72% do eleitorado afirmaram em não votar em nenhuma das opções.

Sobre a 2ª opção de voto, Sergio Petecão e Marcio Bittar lideram com 11,27% e 11,07% respectivamente.

Deputado (a) Federal

Com base em pesquisas internas e informações sobre as movimentações políticas, a Pontual decidiu testar 14 nomes na pesquisa estimulada.

Dentre eles, Jessica Sales lidera a corrida com 11,10% das intenções de votos, logo após, Antônia Lúcia e Alan Rick com mesmo desempenho de 9,59% para ambos. Perpetua Almeida alcançou 8,88% da preferência do eleitorado, seguida por Sebastião Bocalon 7,93%, Flaviano Melo 4,34% e Léo de Brito 4,25%. O desempenho dos demais segue no relatório em PDF abaixo.

Os dados são resultantes de um estudo que ouviu 6.333 eleitores em todo o estado do Acre, alcançando uma margem de erro de 1,22% com intervalo de confiança de 95%.

Acesse o relatório da pesquisa!

[pdf-embedder url=”http://portalpontual.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Apresentação_Dados_Acre_17.07-3.pdf” title=”Apresentação_Dados_Acre_17.07″]

Redação por Eric Lima

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...