Brasil Conteúdo & Informação Pesquisa & Publicações Política no Brasil Tecnologia

Pesquisa | Jair Bolsonaro possui um quinto de seguidores falsos no Twitter, segundo Bold Lion

Manaus | 08 de Abril de 2019 (Segunda-feira)


A agência de reputação Bold Lion realizou um levantamento dos seguidores de cada um dos políticos candidatos à presidência do ano anterior e incluindo também o então presidente Jair Bolsonaro para verificar quantos deles possuem perfis falsos.

De acordo com o resultado da pesquisa, os seguidores do presidente Jair Bolsonaro, cerca de um quinto desses perfis são falsos.

A pesquisa foi feita com um espaço amostral de mil seguidores escolhidos de forma aleatória pelo grupo, nos perfis de Bolsonaro, Fernando Haddad, João Amoedo, Tiririca e Carla Zambelli. A ferramenta utilizada para o levantamento, leva em conta alguns fatores de identificação para descobrir se o usuário é “fantasma”.

“Nós coletamos aleatoriamente uma parcela do following de cada um e utilizamos uma ferramenta digital para identificar os bots, classificados como fakes”, afirma um dos sócios da Bold Lion, Gustavo De Amorim.

Dentre os critérios escolhidos para isso, constam a análise de presença de rede e utilização de padrão de nomes. Geralmente, para os perfis considerados “bots”, não há publicação de tweets ou baixo número deles, além da utilização de nomes e números aleatórios para o usuário.

De acordo com Amorim, é importante ressaltar que os perfis trancados não foram analisados, pois é “impossível verificar suas atividades e, portanto, defini-los como legítimos ou fakes”.

No total, 22% dos seguidores do presidente foram assimilados pela pesquisa como falsos, seguido de Haddad com 18%; João Amoedo (17%), Tiririca (10%) e Zambelli (5%). Confira a tabela:

Foto da Matéria: Bold Lion.

Foto de Capa: Reprodução.

Fonte: Com informações da Bold Lion e Canaltech.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Redação

Redação

Equipe séria e compromissada com a veracidade da informação, assim como os princípios éticos e legais na produção de matérias jornalísticas e estudos com base em pesquisas confiáveis e fidedignas.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: