quinta-feira, junho 13, 2024
HomeMundoLula e Bolsonaro lideram pesquisa para presidente em Manaus, diz Pontual

Lula e Bolsonaro lideram pesquisa para presidente em Manaus, diz Pontual

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Screenshot_20170227-215355~2

 

Screenshot_20170227-215407~2Screenshot_20170227-215413~2Screenshot_20170227-215419~2

 

Análise
Em 2018 teremos eleição presidencial, escolhendo novo presidente para nosso país. O cenário político nacional tem sofrido vários episódios que afetam diretamente a eleição do próximo ano. Dentre eles, Processo de impeachment, Operação Lava Jato e outras situações.
Nas últimas semanas, várias pesquisas sobre a corrida presidencial foram publicadas. Neste contexto, é notório que as alianças estão se formando em prol do projeto político de alguns grupos, porém, muitas variáveis irão influenciar para formação do quadro de postulantes à presidência.
A Pontual Pesquisas realizou um estudo sobre as intenções de votos em Manaus para corrida presidencial, assumindo 3% de margem de erro e 95% de intervalo de confiança. Segue análise:
O ex presidente Lula teve o melhor desempenho, liderando as intenções de votos em Manaus. Lula obteve 28,4% das intenções, seguido por Jair Bolsonaro com 17,6%. Lula e Bolsonaro foram os dois nomes com melhor desempenho na pesquisa, porém, Lula abre vantagem de quase 10%, indicando força política para uma possível candidatura em 2018.
Após Lula e Bolsonaro, Marina Silva teve o 3º melhor desempenho com 11,8%, Aécio Neves com 8.6%, Ciro Gomes com 2%, e Ronaldo Caiado o.6%. Dos entrevistados na capital, 24,6% responderam que não votariam em nenhumas das opções e 6,4% optaram por indecisos.
Considerações
Os números apontam algumas curiosidades, dentre elas o fato do ex presidente Lula apresentar força política, diante da desconstrução de sua imagem nas investigações da Operação Lava Jato. Lula tem um discurso forte e converge votos na população de baixa renda. Se não for preso ou tiver seus direitos políticos cassado até 2018, potencialmente poderá ser presidente do Brasil em 2018.
Jair Bolsonaro tem apresentado bom desempenho em várias pesquisas publicadas no país, na maioria delas sempre desponta nas 3º primeiras colocações. No período de 2 anos atrás muitos duvidavam se o deputado continuaria a crescer nas sondagens. Bolsonaro cresceu e manteve as intenções de votos, se tornando uma realidade para 2018, porém, muitas variáveis podem influenciar para a sua possível candidatura.
Marina Silva em episódios anteriores apresentou intenção de votos na casa dos 10%, porém, não conseguiu decolar um projeto político viável.
Aécio Neves, terá dificuldade de consolidar um grupo em consonância do seu projeto político para 2018. Certamente tem um longo caminho a percorrer.
Ciro Gomes e Ronaldo Caiado tem desempenho de 2%, em 2018 terão que apresentar uma plataforma política sólida e consistente com anseio da população.
Manaus, por vezes destoa quanto as intenções de votos para presidente nas eleições anteriores. Nesta pesquisa, foi possível observar que Lula lidera as intenções, assim como, pesquisas realizadas em outras capitais.
Atenciosamente,
Eric Barbosa

 

 

Últimos Artigos

Estudo estima a efetividade do método Wolbachia no Brasil

Em maio de 2024, o Brasil bateu um recorde negativo. Foram 5 milhões de...

Galeria do largo recebe exposição ‘Portrait, entre o real e o abstrato’, nesta quarta

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta nesta quarta-feira (12/06), a partir...

Vereadora Jessica Conegundes prestigia time de Anamã contra Beruri pela Copa da Floresta

Defensora e incentivadora do esporte, a vereadora Jessica Conegundes (União Brasil), prestigiou o jogo...

A 120 dias da eleição, Thomé Neto vence todos os cenários em Autazes

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Autazes (a 111 quilômetros...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Estudo estima a efetividade do método Wolbachia no Brasil

Em maio de 2024, o Brasil bateu um recorde negativo. Foram 5 milhões de...

Galeria do largo recebe exposição ‘Portrait, entre o real e o abstrato’, nesta quarta

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta nesta quarta-feira (12/06), a partir...

Vereadora Jessica Conegundes prestigia time de Anamã contra Beruri pela Copa da Floresta

Defensora e incentivadora do esporte, a vereadora Jessica Conegundes (União Brasil), prestigiou o jogo...