sábado, maio 25, 2024
HomeMundoPesquisa Pontual: Confira avaliação da gestão do Prefeito de Manaus Artur Neto,...

Pesquisa Pontual: Confira avaliação da gestão do Prefeito de Manaus Artur Neto, Governador Jose Melo e Presidente Michel Temer

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | AM

Empresa Pontual entrevistou 783 pessoas nas 06 zonas da cidade de Manaus para avaliar a percepção dos manauaras quanto a gestão do Prefeito Artur Neto, governador Jose Melo e do Presidente Michel Temer. As entrevistas foram feitas em pontos de fluxo populacional, face a face, com aplicação de questionários.

Presidente, Michel Temer
Do total das pessoas entrevistadas na capital, ninguém apontou a gestão do presidente como Ótima, ninguém, 12,1% dos entrevistados apontaram como BOM. Quanto as outras variáveis, 24,1% apontaram a gestão de Michel Temer como REGULAR, e 63,8% classificou como RUIM/PÉSSIMA. Comparando dados do mês de fevereiro e março, Temer continua como uma constância, cerca de 60% da população reprova a gestão do presidente em Manaus. Tem sido assim, desde fevereiro quando começamos a monitorar.

Governador, Jose Melo
Nestes resultados, 5,2% destacaram gestão do governador como ÓTIMA, 13,8% BOM e 22,4% REGULAR. Ainda, 58,6% das pessoas classificaram a gestão do governador como RUIM/PÉSSIMA. A gestão do governador José Melo, apresentou tímida melhora, quando comparada ao mês de fevereiro e março. Porém, estes dados refletem a capital, não considera municípios do interior. Mas, já é um parâmetro, para diagnosticar a situação do governador.

Prefeito de Manaus, Artur Neto
Da totalidade das pessoas entrevistadas, 5,2% apontaram a gestão do Prefeito de Manaus como ÓTIMA. Outros 27,6% classificaram como BOM, 29,3% como REGULAR, 37,9% classificaram como RUIM/PÉSSIMA. Os dados evidenciam que a gestão do prefeito de Manaus melhorou quando comparado aos dados do mês de fevereiro e março. Um dos indicadores seria a classificação de RUIM/PÉSSIMA abaixo dos 40% do universo total da amostra. Este estudo tem uma margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%.

 Discussão dos dados por Eric Barbosa

Michel Temer,
O presidente do Brasil, pelo 3º mês consecutivo, tem alta reprovação da sua gestão na capital. De acordo com análise dos dados, a classificação RUIM/PÉSSIMA da gestão do presidente flutua em 60 a 70%. Temer e um presidente sem expressividade, sem diálogo com a população, é perceptível um desconhecimento da atuação do presidente com as pessoas entrevistadas, está na categoria do discurso: ‘’Não tenho o que falar desse presidente, não vejo nada de bom até agora’’. Classifico como um governo impopular, sem qualquer relação ou identificação com a população. Quanto ao cruzamento de dados, ressalto:
1. Alta rejeição quanto a gênero, Homens e Mulheres.
2. Alta rejeição quanto as categorias de idade.
3. Alta rejeição quanto pessoas com renda de 1º salário mínimo, e pessoas com renda de 3º a 5º salários mínimo.
4. Alta rejeição, entre católicos, evangélicos, casados, solteiros. E também em pessoas com nível de escolaridade Fundamental, médio e superior.
Após os cruzamentos de dados, fiz a seguinte pergunta: Quem são as pessoas que avaliam a gestão de Temer como BOM. Resposta: Maioria do sexo feminino, idade de 25 a 35 anos, renda de 3º a 5º salários mínimo. Todas concluíram o ensino médio, e uma parcela tem acesso ao nível superior.

Artur Neto,
Este e o 3º mês consecutivo que estou monitorando a gestão do prefeito de Manaus. Os dados evidenciaram uma melhora quando comparado a fevereiro e março. Em fevereiro, Artur Neto teve o ápice da reprovação da sua gestão, afirmo ser reflexo da crise do transporte público de Manaus, associado ao aumento da tarifa. Porém, as pessoas do grupo de RUIM/PÉSSIMA, tem migrado para REGULAR. Avaliação da gestão do Prefeito de Manaus parece flutuar positivamente sob a direção de Marcos Rotta, reflexo da ausência de Artur Neto, por motivo de doença. Marcos Rotta, influenciou para mudança na configuração da percepção do manauara, neste breve período a frente da Prefeitura. Destaco a seguinte categoria de discurso ‘’ Marcos Rotta parece está levando melhor a prefeitura’’. Neste período, a população teve dificuldade de associar a gestão, quanto a figura de Artur Neto e Marcos Rotta. Quanto aos cruzamentos de dados, afirmo:
1. Marcos Rotta, influenciou para melhora do quadro da avaliação da gestão do Prefeito de Manaus.
2. Existe um panorama dissociativo da figura de Prefeito Artur Neto e vice Marcos Rotta, Rotta é melhor avaliado quando comparado a figura de Artur, no papel de gestor.
3. Alta aceitabilidade de Marcos Rotta, influencia para gestão de Artur Neto. O prefeito Artur, sozinho, teria índices de reprovação maior!
4. As pessoas que aprovam a gestão do Prefeito, são, maioria mulheres, idade de 25 a 35 anos, renda de 1º a 3º salários mínimos.
5. Maioria dos homens reprovam a gestão, com idade de 18 a 35 anos.
Artur Neto, voltou a direção da Prefeitura de Manaus recentemente. Assim, fortifica a dissociação da figura de Marcos Rotta como responsável da prefeitura, próximo mês vamos poder mensurar os dados, tendo Artur, como figura principal.

José Melo,
Os dados de avaliação da gestão do Governador, representam somente a capital. Melo, não dispõe de uma boa avaliação da sua gestão, porém, acredito que tem sofrido discreta melhora, isto comparado com meses de fevereiro e março. Gestão do governador na percepção das pessoas não é boa, precisa melhorar, prioriza área da comunicação, precisa ter voz. Uma reprovação de 58,6%, e preocupante, não dialoga com boas expectativas, porém, ressalto, já teve pior. Assim, próximos meses vão revelar se representa início de uma melhora ou não.
José Melo e candidato ao Senado, tem feito um movimento muito forte de congregar os prefeitos para sua base, esta cooptando e convidando para governar a 4 mãos. Não me assustaria se Jose Melo no início de 2018 conseguisse diluir 20% da reprovação da sua gestão. Já começaria bem, viabilizando mais fortemente sua candidatura ao Senado, que depende de forte articulação no interior. Melo já foi convidado pelo presidente Michel Temer para migrar para o PMDB, qualquer movimento agora deve ser pensado e repensado bastante.

Acesse relatório completo:

[pdf-embedder url=”http://portalpontual.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Enviando-PESQUISA-Avaliação-de-Gestão-Abril-2017-1.pdf” title=”Enviando PESQUISA Avaliação de Gestão Abril 2017-1″]

Redação

Últimos Artigos

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no país

Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de...

Promotor investiga suposto desvio de merenda escolar na rede de ensino da Prefeitura de Manaus

O promotor do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Marcelo Pinto Ribeiro, da 55ª Promotoria...

Abertas inscrições para oficina de pintura para pessoas com deficiência visual e baixa visão

Em comemoração aos 15 anos da audiodescrição no Amazonas, o Governo do Estado, por...

Márcia Perales lança livro sobre a democratização do ensino

A pesquisadora e escritora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no país

Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de...

Promotor investiga suposto desvio de merenda escolar na rede de ensino da Prefeitura de Manaus

O promotor do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Marcelo Pinto Ribeiro, da 55ª Promotoria...

Abertas inscrições para oficina de pintura para pessoas com deficiência visual e baixa visão

Em comemoração aos 15 anos da audiodescrição no Amazonas, o Governo do Estado, por...