Quarta Feira | 06.12.2017
Nesta quarta-feira (06), um conflito entre os deputados na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), generalizado em torno de um projeto de resolução da Mesa Diretora, que acaba com os apartes no pequeno expediente, mostrou que os deputados da base governistas serão um problema para o presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSD), que hoje se coloca como oposição.
É que a votação do projeto, na sua normalidade, passaria sem qualquer discussão, pois trata de questões internas, sem qualquer interesse para o Governo do Estado. Porém como uma forma de “balão de ensaio”, para saber quem é que é quem no jogo do bicho, a base governista iniciou uma discussão sobre a matéria, pedindo vistas da proposta, para um diálogo mais profundo, gerando um grande conflito entre os parlamentares, já que haviam alguns que se manifestavam a favor da aprovação.
Sob pressão dos parlamentares, o presidente da Assembleia, deputado David Almeida (PSD), não teve escolha em colocar para votar o pedido de vista do projeto. Com a estratégia já lançada pela base, apenas oito votaram para retirada, que foram os deputados, Dermilson Chagas (PEN), Wanderley Dallas (PMDB), Belarmino Lins (Pros), Mario Bastos (PSD), Dom Marques (PSDB), Vicente Lopez (PMDB), Carlos Alberto (PRB) e Dr. Gomes (PSD).
Os que votaram contra o pedido de vista foram, David Almeida (PSD), Alessandra Campelo (PMDB), Abdala Fraxe (Podemos), Francisco Souza (Podemos), Platiny Soares (DEM), Sabá Reis (PR), José Ricardo (PT) e Serafim Corrêa (PSB), Josué Neto (PSD) e Orlando Cidade (Podemos), que na teoria compõe a base do governo.
Os deputados Augusto Ferraz (DEM), Adjunto Afonso (PDT) e Cabo Maciel (PR), não estavam em plenário.
Sendo assim, não conseguiram obter votos suficientes para retirar de pauta. Só que o plano dos deputados da base era criar um desconforto ao presidente, já que não é de interesse nenhum para o governador Amazonino Mendes (PDT). O que eles pretendiam na verdade era mostrar o quanto que a base pode incomodar o David Almeida, sobre proposta até irrelevante.