Manaus | 14 de Março de 2019 (Quinta-feira)
Na última terça-feira (12), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, realizou um encontro com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, no Centro Cultural Palácio Rio Branco, Centro Histórico. O principal assunto debatido entre eles foi a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM), além da preservação do meio ambiente, educação e infraestrutura.
“Foi uma conversa muito agradável. O embaixador é um homem culto e preparado, ligado à questão ambiental, portanto, sabe o peso da Zona Franca de Manaus para a sustentação da floresta em pé e sabe o peso da floresta em pé para mitigarmos as dificuldades causadas pelo aquecimento global”, informou o prefeito sobre a conversa fluída que obteve com o embaixador.
O embaixador alegou que possui grandes expectativas para a relação do Brasil com o Japão, e espera que essa parceria melhore conforme o tempo para que o desenvolvimento de Manaus e, consequentemente, do Amazonas continuem avançando, já que as empresas japonesas contribuem para isso acontecer.
“As empresas japonesas têm um importante papel na Zona Franca, como o número de empregos que criam, que é um dos maiores. Essas empresas querem contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas, através das atividades industriais. Esperamos que os governantes continuem apoiando as empresas da ZFM para que a economia possa se desenvolver. Espero que tenhamos muitos campos onde possamos aumentar nossa cooperação e amizade”, explicou Yamada.
A dupla foi guiada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o embaixador Yamada e acompanhado da cônsul Sekigushi realizaram uma visita ao Museu da Cidade de Manaus, também no Centro Histórico.
“Com o Museu pude conhecer melhor a história da cidade e o que mais me chamou a atenção foi sobre o sistema do rio e como a Floresta Amazônica tem um papel muito importante para o meio ambiente, não somente para o Amazonas, mas para o Brasil e para o Mundo”, disse.
De acordo com Arthur, o Consulado do Japão em Manaus é o mais ativo na cooperação prática com o município, em obras de infraestrutura, meio ambiente e educação. “Eles entendem a diplomacia como dever, têm a solidariedade efetiva com a Amazônia, reconhecem sua importância”, destacou.
Foto: Alex Pazuello / Semcom.
Fonte: Com informações da Semcom.
Redação por Ana Flávia Oliveira.


 
                                    