sexta-feira, outubro 24, 2025
HomeMundoSaúde | Municípios já começam a receber as vacinas contra a Influenza...

Saúde | Municípios já começam a receber as vacinas contra a Influenza para iniciar campanha

Publicado em

Artigo Relacionado

Filme Ainda Estou Aqui conquista o 1º Oscar para o Brasil

Na noite do dia 02, neste domingo, aconteceu o Oscar 2025, a premiação mais...

Manaus | 19 de Março de 2019 (Terça-feira)


Nesta semana 29 municípios, incluindo a capital Manaus, já receberam as vacinas para a campanha contra a Influenza (gripe). Com início nesta quarta-feira (20), o Governo do Amazonas juntamente com as prefeituras estão realizando o abastecimento dos municípios, que aos poucos estão sendo distribuídas, fazendo com que a vacinação ocorra de maneira simultânea.

Segundo a última edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foram notificados 666 casos, sendo 107 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 96 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

São 27 óbitos por H1N1 no Estado, sendo 22 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, são seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

O Governo está disponibilizando aeronaves da Casa Militar para apoiar os municípios mais distantes na entrega das vacinas.

Nesta terça-feira (19), uma aeronave seguirá para cinco municípios da região do rio Juruá e São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. No dia seguinte, passará para a calha do Purus.

O objetivo inicial do Governo do Estado juntamente com as prefeituras municipais é que a campanha deveria começar simultaneamente em todo o estado, porém, estima-se que alguns municípios não consigam ser abastecidos a tempo de começar a campanha nesta quarta-feira (20), pensando nisso, o Governo através da Casa Militar, disponibilizou aeronave para transportar as vacinas aos locais mais distantes.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) também disponibilizou veículos para abastecimento de alguns municípios por via terrestres.

Até a última segunda-feira (18) já haviam recebido vacina os seguintes municípios Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Coari, Fonte Boa, Guajará, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Urucará, Urucurituba.

Outros 18 locais estão agendados para receber entre hoje (19) e amanhã (20): Barcelos, Barreirinha, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé, Envira, Itamarati, Lábrea, Manaquiri, Japurá, Maraã, Nhamundá, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga.

De acordo com a diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa, a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) no Estado contará com 1.535 salas de imunização. A estimativa populacional para a campanha de vacinação Nacional contra a Influenza, que foi antecipada no Amazonas, é de 1.103.723 pessoas, que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Grupos prioritários para receber a vacinação

Crianças de seis meses e menores de seis anos, idosos acima de 60 anos, todos aqueles, independente de faixa etária, que tenham doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos, transplantados, pessoas com câncer), além de grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional, portadores de doenças crônicas.

Foto: Reprodução/ TV TEM.

Fonte: Com informações da Susam e Semsa.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...