Manaus | 12 de Junho de 2019 (Quarta-feira)
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), general Franklimberg Ribeiro de Freitas, foi exonerado do cargo, a informação foi confirmada ainda na noite de ontem (11) pela assessoria do órgão.
O general Franklimberg foi nomeado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele havia dirigido o órgão entre 2017 e 2018.
Antes de presidir a Funai, o general coordenou, em Roraima, uma ação que possuía o intuito de retirar garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em 2010 e 2012, e uma operação que permitiu a demarcação da Terra Indígena Kayabi, localizada no norte do Mato Grosso e sudoeste do Pará.
O mesmo esteve à frente, entre 2012 e 2013, do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), ao qual esteve ligado também como Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais do CMA.
Ainda de acordo com a assessoria, até o momento quem deverá ser nomeado para ocupar o lugar, de forma interina, será o general Fernando de Melo. A informação da decisão de quem será o substituto definitivo ainda não foi divulgada.
Atualmente, Fernando ocupa o cargo de assessor da Presidência.
Foto: Reprodução.
Fonte: Agência Brasil.
Redação por Ana Flávia Oliveira.