Manaus | 17 de Junho de 2019 (Segunda-feira)
Um triplo atentado suicida, atribuído ao grupo jihadista Boko Haram, no último domingo (16), resultou na morte de 30 pessoas e deixou mais de 40 feridos no nordeste da Nigéria, as informações foram divulgadas pelos serviços de segurança do país, nesta segunda-feira (17).
“Por agora, registramos 30 mortos e mais de 40 feridos”, informou à agência francesa AFP Usman Kachalla, responsável local pelos serviços de segurança.
História do grupo
O grupo Boko Haram foi criado em 2002, no nordeste da Nigéria, por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades. Inicialmente, seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado. Porém, desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.
Desde então, o Boko Haram matou mais de 20 mil pessoas e deixou mais de 2 milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.
No ano de 2015, com a filiação ao autoproclamado Estado Islâmico, o grupo adotou também a denominação Estado Islâmico na África Ocidental.
Atentado
O ato ocorreu na tarde de ontem, em frente a um centro de futebol onde ocorria um jogo da aldeia de Kodunga, foi quando três suicidas acionaram os explosivos.
O atentado ocorre quase uma semana depois de o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ter prometido retirar da pobreza 100 milhões de pessoas e melhorar segurança do país, que sofre devido ao terrorismo jihadista do Boko Haram.
Foto: Reprodução-2017.
Fonte: Agência Brasil.
Redação por Ana Flávia Oliveira.