Manaus | 01 de Julho de 2019 (Segunda-feira)
Em três noites de apresentações, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 40 mil pessoas no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), palco das apresentações dos Bois Caprichoso e Garantido.
Nos dias 28, 29 e 30 de junho, mais de 5.000 brincantes por dia e um total de 33 alegorias. O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Além disso, os bumbás Caprichoso e Garantido, foram reconhecidos este ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. O governador, Wilson Lima, reforçou a importância do festival para a cultura e a economia do município de Parintins e do Estado.
“Esse é o grito do povo que tem a cultura na sua veia, que ajuda a falar da preservação da floresta e dos recursos naturais, mas acima de tudo do ser humano, do caboclo, do índio e do negro, do quilombola, do ribeirinho. O reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil nos abre portas”, declarou.
Acessibilidade
Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), foi montado no Bumbódromo, uma área que garante conforto e ampla visão para usuários de cadeiras de rodas e serviços de audiodescrição e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para tornar o festival acessível a todos.
Apuração
A apuração das notas dos itens dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido será realizada nesta segunda-feira (1º), a partir das 15h30, no auditório do Bumbódromo.
Foto: Bruno Zanardo, Diego Peres e Herick Pereira.
Fonte: Com informações da Assessoria.
Redação por Ana Flávia Oliveira.