Manaus | 03 de Julho de 2019 (Quarta-feira)
A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciada na manhã desta quarta-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. E já apresentou que uma versão piloto optativa em 2020, para 50 mil candidatos.
A nova versão permitirá novos tipos de questão na prova, utilizando vídeos, infográficos e até mesmo poderá seguir a lógica dos games. Trazendo também uma rapidez na correção das avaliações.
“Objetivamente, a pessoa pode receber a prova dela no celular já corrigida e verificar se concorda ou se teve algum erro de registro. Vai ter o comprovante em arquivo, tudo certinho”, disse hoje Weintraub. A redação também será feita pelo computador, digitada.
A partir de 2026, todos os estudantes farão a prova exclusivamente por meios digitais. Ainda de acordo com o ministro, até 2026, quando a versão em papel deixará de ser aplicada e a versão digital será a única disponível, a realidade brasileira terá mudado.
O Enem 2020 já tem data. De acordo com o MEC, o exame será aplicado em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro no formato digital. O Enem regular, em papel, será aplicado, aos demais estudantes nos dias 1º e 8 de novembro.
O exame será aplicado na versão digital no ano que vem em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Foto: Reprodução/Internet.
Fonte: Agência Brasil.
Redação por Ana Flávia Oliveira.