Manaus | 22 de Julho de 2019 (Segunda-feira)
Um plano de ação foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para atender de forma hábil às vítimas do acidente de trânsito ocorrido no domingo (21), no Km 184 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), nas proximidades da comunidade de Lindoia, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
A Susam montou um plano de contingência para o atendimento de pacientes transferidos, seguindo os protocolos do novo Sistema de Transferência de Emergências Reguladas (Sister). Todas as unidades de urgência e emergência da capital ficaram em alerta e preparadas. Duas ambulâncias foram enviadas para dar suporte em Itacoatiara.
Quatro remoções por UTI aérea da Susam foram feitas entre o Hospital José Mendes, de Itacoatiara, e hospitais de Manaus, e uma quinta foi feita pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O hospital de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) recebeu 12 vítimas. Uma delas faleceu no local do acidente, e outra veio a óbito na unidade. Seis pacientes foram internados na unidade local e liberados nesta manhã de segunda-feira (22/07); cinco vieram para Manaus.
Lista de pacientes encaminhados para Manaus:
- Criança de 7 anos, traumatismo craniano e múltiplas fraturas, internado no Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste.
- Criança de 2 anos, fratura em membro superior direito, internado no Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste.
- Mulher de 50 anos, fratura no membro inferior direito, internada no HPS 28 de Agosto.
- Mulher de 40 anos, fratura no fêmur, internada no HPS 28 de Agosto.
- Mulher de 33 anos, trauma toráxico e crânioencefálico, internada na UTI do HPS João Lucio Machado
Pacientes em Itacoatiara:
Todos os seis pacientes que estavam em observação no Hospital José Mendes, já receberam alta na manhã desta segunda-feira (22). As vítimas apresentaram leves escoriações e passaram por todos os exames necessários, avaliação médica, ortopédica, cirúrgica e psicológica.
Entre os atendidos no município estão: dois homens de 28 e 35 anos; duas mulheres de 55 e 21 anos; e duas crianças com 5 e 8 anos de idade.
A unidade de Itacoatiara confirmou a morte de dois homens: M.S.S, de 43 anos, que veio a óbito no local do acidente; e L.F.S, de 57 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital de Itacoatiara.
Foto: Divulgação.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Redação por Ana Flávia Oliveira.