quarta-feira, abril 16, 2025
HomeMundoParticipação | Josué Neto fala sobre a importância da democracia na tomada...

Participação | Josué Neto fala sobre a importância da democracia na tomada de decisões

Publicado em

Artigo Relacionado

Filme Ainda Estou Aqui conquista o 1º Oscar para o Brasil

Na noite do dia 02, neste domingo, aconteceu o Oscar 2025, a premiação mais...

Manaus | 23 de Julho de 2019 (Terça-feira)


Em entrevista, o deputado Josué Neto falou sobre o forte exercício da democratização dentro da ALE-AM. O deputado que está em seu terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa, conta que a participação democrática dos populares é cada vez maior, devido as redes sociais. Por isso o deputado acredita que hoje tenhamos praticamente 100% de transparência em todos os atos do poder público, não somente do legislativo, mas também do judiciário e executivo.

O deputado também afirma que atualmente os poderes executivo e legislativo estão passando por momentos totalmente diferentes, onde a assembleia legislativa tem participado junto com o cidadão, levando os anseios do povo ao executivo, e promovendo decisões apertadas, como a decisão do salário dos servidores. “Estamos ouvindo e nos comunicando para que as pessoas possam entender o trabalho do seu deputado estadual”, diz.

O protagonismo atual da assembleia é visível, em outros tempo as decisões não aconteceriam de forma tão democratizada, uma prova disso foram as modificações  do FTI, que foram reformadas, ouvindo todas as categorias, mas principalmente a da saúde. “Quando aprovamos o FTI, emendamos o projeto de diversas formas, para atender todas as categorias, e a assembleia contribuiu de forma muito importante para que fosse votado, e para que a greve da saúde naquele momento não fosse declarada”.

Hoje os não beneficiados tem a autonomia de recorrer a assembleia, dialogando com o governo e fazendo mudanças. Para o deputado essa é uma especialidade da “casa”, pois o diálogo é a democracia, os problemas são ouvidos para se desenvolver uma solução técnica, e resolver.

Josué também falou sobre o grupo de crise que liderou, quando teve a oportunidade de exercer da função de governo durante um dia, e como procedeu diante da crise no sistema penitenciário, onde houveram 55 mortes este ano. “ Como governador eu tive a oportunidade de conversar, de tomar iniciativa e de falar com as instituições envolvidas. Eu tomei a iniciativa de convocar esse comitê de crise, para não acontecer o pior. Para a crise não sair da penitenciaria e não tomar as ruas de Manaus”.

Neste terceiro mandato, o desafio é fazer com que essa seja a assembleia mais transparente do Brasil, e na relação com a sociedade, a participação é extremante efetiva. No passado a assembleia era administrada por deputados que definiam e tomavam as decisões, hoje ela trabalha com 24 deputados estaduais, cada um com sua participação nas decisões, independente de seus partidos, sem ter seus direitos cerceados, garantindo que todos cumpram bons mandatos.

“Eu vi o momento da redemocratização do País em 1984 e 1985. Eu era muito curioso com a política do País, mesmo criança, com 9 e 10 anos de idade. Eu trago aquilo dentro de mim como minha primeira experiência dentro da democracia, isso é muito forte dentro de mim, não há nada melhor, maior dentro de mim. Eu gostaria que todos os homens públicos assim fossem. Isso me formou desde criança. Eu via isso dentro da minha casa, a atuação do meu avô e do meu pai. ”

Eu quero construir um grande arco de alianças, e pretendo aproveitar as maiores e melhores experiências de cada um. Todos, prefeito ou governador, em um momento acertaram, e eu quero aproveitar os acertos. O deputado tem objetivo de entender o sentimento da população conversando com lideranças comunitárias, pessoas comuns que o veem como alguma esperança.

Eu estudei, me criei aqui, cresci no bairro nossa Senhora das Graças, se for da vontade do povo eu quero poder um dia contribuir pra cidade de Manaus. O povo precisa muito de um político moderno, que tenha ideias novas, que seja honesto e que não esteja envolvido em escândalos, eu acredito que dentro desse perfil meu nome está à disposição.

Fotos: Divulgação.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Portal Pontual.

Últimos Artigos

Com o suporte da literatura regional, alunos puderam conhecer sobre a história dos povos originários

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire participaram nesta...

TRE-AM recebe estudantes do curso de direito para acompanhar atividades

Nesta segunda-feira, 14, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) recebeu os alunos do...

Sebrae promove Semana do MEI para impulsionar pequenos negócios no AM

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) realizará...

Má nutrição em crianças da Amazônia é tema de estudo

Um estudo coordenado pela Fiocruz Amazônia sobre o problema da dupla carga de má...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Com o suporte da literatura regional, alunos puderam conhecer sobre a história dos povos originários

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire participaram nesta...

TRE-AM recebe estudantes do curso de direito para acompanhar atividades

Nesta segunda-feira, 14, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) recebeu os alunos do...

Sebrae promove Semana do MEI para impulsionar pequenos negócios no AM

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) realizará...