Manaus | 24 de Julho de 2019 (Quarta-feira)
A Fundação Nacional da Saúde (Funasa) inaugurou mais uma unidade de captação e tratamento de água em comunidades da zona rural, da comunidade quilombola Trindade, em Barreirinha, na última terça-feira (23).
Na inauguração da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z), contou com a presença do prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, veradores, secretários municipais, representantes da Defesa Civil e técnicos de saneamento e saúde.
Segundo o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, a medida garante o acesso a água limpa e saúde, fazendo com que a comunidade tenha mais qualidade de vida para todos os seus habitantes, “A Fundação tem como objetivo atender todas as regiões do país e ampliar a cobertura de abastecimento de água, as comunidades quilombolas tem lugar de destaque no programa”, afirmou.
Além de apoiar técnica e financeiramente municípios com até 50 mil habitantes, a Funasa é o órgão no âmbito do Governo Federal responsável pela implementação de ações de saneamento em áreas rurais de todos os municípios brasileiros, inclusive no atendimento ás populações remanescentes de quilombos.
Para o atendimento das Comunidades Quilombolas, utiliza-se como critério de seleção comunidades que sejam certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
Foto: Divulgação.
Fonte: Com informações da Assessoria.
Redação por Ana Flávia Oliveira.