Manaus | 30 de Julho de 2019 (Terça-feira)
A inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi realizada nesta segunda-feira (29), no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Policlínica Antônio Aleixo, na Zona Leste da capital.
O CTA tem livre demanda, ofertando testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, “A proposta é descentralizar o serviço, para que a população tenha mais rapidez no diagnóstico e, com isso, tenha acesso ao tratamento com mais facilidade”, informa a gerente do Centro de Especialidades Médicas, Marcia Murad.
Este é o terceiro centro inaugurado neste ano pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por intermédio da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Os outros dois estão localizados na Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro, na Zona Sul de Manaus, e no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, no bairro Compensa, na zona oeste.
“A importância do CTA na policlínica, além da descentralização e do acesso rápido, é dar acolhimento para que os usuários tenham livre acesso e ainda quebrar o preconceito e o estigma de fazer um teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, fundamentais para a prevenção e para o tratamento em caso de diagnóstico precoce”, disse o diretor da Policlínica Antônio Aleixo, José Cesar de Carvalho, sobre o tratamento dos usuários.
Novos CTAs
“Ainda neste ano vamos implantar mais dois novos centros de testagem rápida, um na Policlínica Codajás, na zona sul, e outro na Policlínica Zeno Lanzini, na zona leste, para ampliar a oferta, contemplando cinco unidades com CTAs no Estado”, disse a coordenadora estadual de IST/Aids-HV, Dessana Chehuan.
A rede estadual de saúde possui ainda mais dois SAES – Serviço de Assistência Especializado – que também ofertam testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C, um localizado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e outro na Fundação Alfredo da Matta (Fuam).
Foto: Bruno Zanardo/ Secom.
Fonte: Com informações da Assessoria.
Redação por Ana Flávia Oliveira.