Manaus | 30 de Agosto de 2019 (Sexta-feira)
Uma proposta de autoria dos deputados federais José Ricardo (PT-AM) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA) busca esclarecer a demissão do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, e a nomeação de um novo diretor, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra).
Sendo aprovado na última quarta-feira (28), durante reunião, a chegada do ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para saber os reais motivos do Governo Federal ter tomado essa decisão.
Os parlamentares justificam que, no dia 5 desse mês, o ministro da Ciência e Tecnologia nomeou o militar da aeronáutican, Darcton Policarpo Damião, para substituir Ricardo Galvão na diretoria do Inpe. O mesmo foi exonerado após divulgar dados de pesquisas científicas.
Para o deputado José Ricardo, o motivo da demissão precisa ser esclarecido, já que em 2016 Galvão foi nomeado para comandar o Inpe após o processo de seleção realizado por meio de Comitê de Especialistas instituído pela Portaria n°73/2016 do MCTI (processo de ampla legitimidade da comunidade científica).
“Precisamos entender o que de fato levou a essa demissão. Os dados sobre as queimadas são importante para a sociedade e para conhecimento público, mas que estão sendo negados pelo Governo Federal e o seu titular”, destacou José Ricardo.
Foto: Reprodução.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado federal José Ricardo (PT).
Redação por Ana Flávia Oliveira.