Manaus-AM, 18 de setembro de 2019, quarta-feira.
O Brasil está de fora da cúpula do clima que acontece na próxima segunda-feira (23), em Nova York, nas vésperas da Assembleia Geral da ONU.
A decisão partiu da própria Organização das Nações Unidas, depois da política de incentivo ao desmatamento promovida pelo atual governo. Segundo o representante da secretaria-geral da ONU, Luis Alfonso de Alba, “o Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”.
Ainda de acordo com Afonso, a ONU solicitou dos países, um plano para aumentar os compromissos climáticos. Com base nos documentos que foram enviados, a Organização das Nações Unidas selecionou quais países participarão da reunião do dia 23 de setembro.
A convocação para a cúpula do clima foi realizada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, com objetivo de encorajar a ambição dos países, durante uma conversa direta com os chefes de Estado.
É realmente uma pena que o Brasil, mesmo com a atual crise climática, não tenha apresentado um plano suficientemente bom para estar presente entre os países que estarão presentes na cúpula.
Redação por Yasmim Araújo.

