Manaus-AM, 3 de outubro de 2019, quinta-feira.
O governador do Estado Wilson Lima, inaugura a terceira Delegacia da Mulher, na Zona Sul da cidade de Manaus. E destaca que também está trabalhando na implantação do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (SAMIC) em municípios do interior. Estamos trabalhando para garantir a segurança das nossas mulheres.
Instalada no complexo de segurança que também abriga a 1ª Seccional Sul, o 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), a unidade reforça a rede de proteção à mulher do Governo do Estado, que conta com outras duas delegacias especializadas nas zonas centro-sul e norte da capital.
“É um compromisso que nós assumimos e que estamos cumprindo. Na capital havia apenas uma Delegacia da Mulher e um anexo, que ficava no bairro Cidade de Deus. Hoje nós transformamos o anexo em uma delegacia e, aqui na zona sul, estamos entregando mais uma Delegacia da Mulher, entendendo que não é só trabalhar na repressão. Nós estamos trabalhando e fortalecendo instrumentos que amparem a mulher” Wilson Lima, Governador do Amazonas.
- Formas de atendimento:
A nova Delegacia da Mulher vai atender vítimas de crimes ocorridos nas zonas sul e oeste, das 8h às 17h. Depois desse horário e nos finais de semana e feriados, o atendimento ocorrerá na sede da Delegacia da Mulher, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, que atua com plantão de 24 horas.
“Os serviços que vão ser feitos aqui são os mesmos que são oferecidos nas outras unidades, que é o atendimento a essas vítimas, análise dos fatos, confecção de B.O., instauração de procedimentos, atendimento a essa mulher vítima e, caso ela precise de atendimento psicossocial, ela vai ser encaminhada aos profissionais da área”, pontuou a delega Ivone Azevedo.
A rede especializada deve ser ampliada, com a instalação de unidades especializadas em municípios-pólo. No interior há Delegacias Especializadas de Polícia e Delegacias Interativas – voltadas ao atendimento de ocorrências relacionadas a mulheres, idosos e crianças – em dez municípios: Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Coari.
A importância de implantar instrumento de combate à violência contra a mulher é uma forma de repúdio à maneira como elas eram tratadas nas delegacias comuns, que em sua quase totalidade eram administradas por homens que, não raro, apresentavam grande dificuldade de reconhecer como crime a violência doméstica, preferindo entender agressões ocorridas no lar como meros problemas de desentendimento, as Delegacias das Mulheres, como se convencionou chamar essas repartições, nasceram com o objetivo de, num primeiro momento, criar um ambiente mais acolhedor para a vítima, de forma que ela fosse tratada com mais atenção, mais respeito.
Redação: Portal Pontual
Fonte: Secom
Imagem: Divulgação