Manaus | 30 de Outubro de 2019 (Quarta-feira)
O deputado federal José Ricardo (PT-AM) declarou que é contra o Projeto de Lei 3.723-C/2019, que trata da flexibilização da posse, registro, comercialização e porte de armas de fogo e munição, reforçando que a proposta não é a solução para os problemas no Brasil.
A declaração foi feita durante a Sessão Plenária da Câmara Federal, realizada na manhã desta terça-feira (30).
“Essa proposta facilita a posse de armas, mas não vai resolver o problema da violência na sociedade. Em todo o país, entidades, especialistas e estudiosos na questão da violência se manifestam contrários a essa medida. Uma das maiores preocupações é com o aumento de mortes por arma de fogo, por motivos banais ou fúteis, nas brigas no trânsito, nas discussões em família, nos bares e tantos ambientes, onde pessoas, `chamadas de bem´, acabam perdendo a cabeça e matando pessoas próximas com o uso da arma de fogo”, declarou.
O deputado salientou em seu discurso, um registro realizado pela Polícia Federal que refere ao aumento de registros de armas de fogo em 3.055 no ano de 2004 (período em que entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento) para 33.031 em 2017, e que atualmente já tem registrado mais de 1 milhão de armas.
Além disso, foi reforçado pelo deputado que o Mapa da Violência deste ano, o número de assassinatos por arma de fogo no Brasil chegou a 47.510 mil pessoas.
Por isso, o parlamentar alega que a quantidade de assassinatos realizados e a criminalidade, estão entre as principais preocupações da população brasileira, então a PL não trará benefícios para o país, “O que o melhor caminho é armar o povo com trabalho, educação e oportunidades”, concluiu.
Foto: Divulgação.
Fonte: Com informações da Assessoria.

