Manaus | 1º de Novembro de 2019 (Sexta-feira)
Nesta sexta-feira (1º), o governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou o programa ‘Peixe no Prato’ que possibilita o pescador vender diretamente para o consumidor com preços acessíveis, beneficiando pessoas de baixa renda, além de melhorar a economia dos pequenos produtores e pescadores, fornecendo alimentos de qualidade para a população.
“É um programa para garantir a segurança alimentar daquelas famílias em situação de vulnerabilidade. Nosso grande problema tem relação com a questão da logística. Estamos fazendo o encontro entre o produtor, entre aquela pessoa que está trabalhando dia e noite para garantir o alimento na nossa mesa, o pescador, o pequeno produtor, que na maioria das vezes tem que entregar o seu produto para o atravessador; estamos pegando do produtor e dando direto para o consumidor, dando apoio nesse transporte, na logística”, ressaltou Wilson Lima.
Em sua primeira edição, o programa levou 10 mil peixes, entre sardinha e tambaqui curumim, para a área externa da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, no bairro Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus.
Reunindo agricultores e pescadores de municípios como Manacapuru, Presidente Figueiredo, Iranduba, além da capital.
“Agora, com esse programa do governo, a gente vende direto para o consumidor e aí dá para fazer um preço mais em conta, porque vem direto do pescador. Vindo direto do pescador já melhora a renda das pessoas, dos pescadores”, avaliou o pescador Joel Soares.
De acordo com o governador, os preços dos produtos na feria são oferecidos com um valor abaixo do preço de mercado.
“Quando a gente faz essa compra direta, esse encontro entre o consumidor e a pessoa que produz, o consumidor acaba pagando um preço mais convidativo. Tenho aqui, por exemplo, cinco sardinhas por R$ 2. Tenho o tambaqui e as verduras, comercializadas a um preço bem abaixo do mercado”, explicou.
O programa foi lançado com a safra do peixe da pesca artesanal e terá a segunda edição até dia 15 de novembro, antes do período do defeso, “Nós vamos levar o Peixe no Prato para outros bairros. Estamos montando um cronograma e deveremos ter outra ação até o dia 15 de novembro. O Peixe no Prato sempre vai trazer o peixe que estiver no período da sua pesca, no período da sua captura”, frisou Lima.
Fotos: Divulgação.
Fonte: Assessoria.