Manaus | 8 de Novembro de 2019 (Sexta-feira)
Pensando no dia Mundial do Urbanismo, comemorado nesta sexta-feira (8), foi realizado um debate na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Na ocasião, estavam presentes o deputado federal José Ricardo (PT-AM) o também deputado federal e ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).
O tema, de autoria de José Ricardo, tratava do Planejamento urbano, com a contribuição de especialistas na área e dos movimentos sociais.
Além deles, participaram da conversa também acadêmicos de engenharia, arquitetura e geografia, deputados, entidades da sociedade civil e população em geral.
De acordo com José Ricardo, no ano de 2014, quando houve a Copa do Mundo, vários recursos chegaram a ser disponibilizados para as cidades-sede.
“Mas os governantes na época não se preocuparam com isso. Assim, Manaus cresceu sem planejamento, fruto de muitas ocupações irregulares e das migrações atraídas pela Zonas Franca de Manaus e pelos empregos. Temos um enorme déficit de saneamento e de habitação, sem água tratada para todos, fora o transporte público, que vive um caos eterno”, disse o parlamentar sobre a proposta do debate em levar contribuição para Manaus.
“É importante pensar na cidade na perspectiva da humanização. É preciso pensar em projeto de futuro que pense nos mais pobres e necessitados. Priorizando a moradia digna, com espaços urbanizados e políticas públicas funcionando”, explicou Edmilson Rodrigues sobre a questão de usar tecnologias, transformando a biodiversidade e o turismo ecológico em economia forte.
A coordenadora do Movimento União Nacional por Moradia Popular, Cristiane Sales, destacou que o debate é importante para propor para cidade de Manaus políticas públicas para seu desenvolvimento, principalmente, para área de habilitação, priorizando as mulheres que são as mais atingidas com a falta de moradia,”Estamos aqui para falar e defender a pauta das mulheres. Não queremos somente lotes de terra, mas também urbanização. Por isso, defendemos a desapropriação de espaços sociais ociosos de Manaus, para que sejam transformados em moradia digna”, disse.
Fotos: Divulgação.
Fonte:Assessoria.