Manaus | 23 de Novembro de 2019 (Sábado)
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou durante uma entrevista ao site Jornal da Cidade Online, que existem universidades federais com “plantações extensivas de maconha”, sendo elas grandes a ponto de ter borrifadores de agrotóxico.
“Foi criada uma falácia que as universidades federais precisam ter autonomia. Justo, autonomia de pesquisa, ensino. Só que essa autonomia acabou se transfigurando em soberania. Então, o que você tem? Você tem plantações de maconha mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas em algumas universidades”, declarou.
“A ponto de ter borrifador de agrotóxico, porque orgânico é bom contra a soja, para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda a tecnologia que tem à disposição”, completou o ministro.
Ainda de acordo com Weintraub, existem laboratórios de química que estão “desenvolvendo laboratórios de droga sintética, de metanfetaminas” porque a polícia não pode entrar nos campus.
Confira entrevista completa:
https://youtu.be/Ah95ofO149g
Resposta
A Andifes, associação que reúne os reitores das federais, se manifestou por meio de nota alegando que as instituições sempre são alvos dos ataques e da “retórica agressiva” do ministro.
Declarando que o ministro da Educação “ultrapassa todas as fronteiras” com suas falas e que está “ofendendo a um só tempo toda a comunidade acadêmica e a fé muçulmana”.
A Associação Nacional de Pós-Graduandos disse que o titular do MEC “mente, acusa sem provas, desrespeita a universidade, a produção científica e a comunidade acadêmica”.
Foto: Reprodução/ Jornal da Cidade Online.
Fonte: Jornal da Cidade Online.