quarta-feira, maio 22, 2024
HomeMundoAM | 1º Edição da Feira de Sustentabilidade do PIM é aberta...

AM | 1º Edição da Feira de Sustentabilidade do PIM é aberta com discurso de Wilson Lima e Bolsonaro

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 27 de Novembro de 2019 (Quarta-feira)

Na manhã desta quarta-feira (27), o governador Wilson Lima e o presidente Jair Bolsonaro abriram a primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FESPIM). O evento ocorre no Studio 5, na zona sul da capital.

“É a segunda vez que o presidente da República está vindo ao Amazonas para prestigiar um evento que tem como principal objetivo fortalecer a indústria do estado. A vinda dele aqui é a prova da sensibilidade que ele tem em relação a um modelo de desenvolvimento econômico regional que é exitoso e o mais bem-sucedido de proteção da floresta, entendendo que, para que a gente possa proteger a floresta, a gente tem que proteger o cidadão, e protege no momento em que gera emprego, gera renda”, declarou o governador.

A Feira de Sustentabilidade do PIM acontece até a próxima sexta-feira (29), no Centro de Convenções do Studio 5. Tendo como objetivo demonstrar o potencial sustentável do PIM, um dos parques fabris mais importantes do país.

O evento é uma cooperação entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam).

São apresentados 130 expositores, entre empresas do PIM e instituições públicas e privadas, além de um espaço duty free, com a venda direta de produtos produzidos no Polo Industrial de Manaus, além de itens importados.

Todos os estandes foram confeccionados com materiais reciclados provenientes de palets, OSB (painel de tiras de madeira orientadas) e madeiras de reuso provenientes de embarcações desativadas. Mais de 40 marceneiros da capital e do interior do Estado trabalharam na montagem dos estandes do evento.

Além disso, Lima também ressaltou que a vinda do presidente para Manaus mostra o interesse do Governo Federal em dar mais atenção para projetos e também para a Zona Franca, “Essa é uma vinda muito positiva. Mostra a prioridade que o Governo Federal tem com relação à Zona Franca e também com a viabilização de alguns projetos de infraestrutura, como é o caso da BR-319, onde o Governo Federal tem obras no trecho entre Careiro da Várzea e Careiro Castanho e já mandou contratar uma empresa para fazer o estudo de recuperação desse trecho, que é o trecho mais crítico”, pontuou o governador.

“Todo mundo sabe o quanto esse modelo é fundamental para que a gente possa manter preservados os nossos ativos ambientais. Não há como fugir ou retroceder do que nós já conquistamos até agora, dos avanços que nós tivemos. A relação entre a proteção das florestas e a produção industrial é direta. O Governo do Amazonas está trabalhando para fazer o encontro entre as atividades do setor primário com a indústria”, declarou Lima durante a abertura da Feira.

Bolsonaro fez questão de reforçar em seu discurso, que a Zona Franca foi desenvolvida para inseri o Estado no contexto econômico do Brasil.

“O objetivo era trazer essa região para dentro do Brasil, mostrar que ela é nossa. Ela está dentro dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia é Brasil. Estamos aqui no pedaço de terra mais rico do mundo em minerais, biodiversidade, água potável, grandes áreas. A Zona Franca de Manaus é um símbolo, é uma garantia que, enquanto ela existir, a Amazônia é do Brasil”, enfatizou o presidente.

Fotos: Bruno Zanardo/ Secom.

Fonte: Assessoria.

Últimos Artigos

Márcia Perales lança livro sobre a democratização do ensino

A pesquisadora e escritora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à...

Careiro inicia preparações visando a Conferência Municipal de Meio Ambiente

Tendo sido um dos municípios mais afetados pelos incêndios florestais e fumaça no verão...

Agendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

O agendão cultural deste fim de semana (17 a 19/05) oferece uma programação repleta...

Teatro da Instalação recebe estreia de nova temporada do espetáculo ‘Helena’, do Ateliê 23

No domingo (19/05), às 19h, o Ateliê 23 apresenta a nova temporada do espetáculo...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Márcia Perales lança livro sobre a democratização do ensino

A pesquisadora e escritora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à...

Careiro inicia preparações visando a Conferência Municipal de Meio Ambiente

Tendo sido um dos municípios mais afetados pelos incêndios florestais e fumaça no verão...

Agendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

O agendão cultural deste fim de semana (17 a 19/05) oferece uma programação repleta...