Manaus | 4 de Dezembro de 2019 (Quarta-feira)
Todos os jornalistas do Brasil irão se reunir em uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (11), para discutir sobre a Medida Provisória 905/2019, editada pelo Governo Federal no dia 11 de novembro, que extingue o registro profissional de 14 categorias.
Sendo elas: Jornalista; Radialista; Publicitário; Agenciador de propaganda; Sociólogo; Arquivista; Artista; Estatístico; Secretário; Corretor de seguros; Guardador de carros; Lavador de veículos; Técnico em espetáculo de diversões; Técnico em segurança do trabalho.
Os profissionais sairão contra a MP e em defesa da profissão.
Para o debate, foram convidadas a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert), e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) e a Força Sindical.
Os principais pontos a serem debatidos serão: O trabalho aos domingos e feriados sem o pagamento em dobro; o aumento na jornada de trabalho; dificuldades na fiscalização do trabalho (principalmente nas situações de risco do trabalhador); finaliza o estágio das profissões; retira o registro e entre outras medidas impostas.
O evento será realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), a pedido do presidente, deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM).
A audiência será realizada em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Foto: Bruno Zanardo/ Secom
Fonte: Assessoria.