Manaus | 09 de Dezembro de 2019 (Segunda-feira)
Na manhã desta segunda-feira (09), o governador do Amazonas e atual presidente da Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês), Wilson Lima, marcou presença em uma reunião oficial do GCF Task Force na COP-25.
A reunião ocorreu em Madri, na Espanha, e reúne governadores de países que possuem áreas de floresta. Sendo escolhido por unanimidade o Amazonas.
Além do Brasil, participaram também a Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru. Ele foi criado em 2008 para cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologias e pesquisa.
Governador apresenta, em Madri, política ambiental do Estado e trabalha na captação de recursos para projetos sustentáveis.
“Nós, enquanto governadores da Amazônia, estamos trabalhando em uma agenda conjunta com o Governo Federal para tentar encontrar um entendimento e fazer uma moderação, para que a nossa mensagem seja cada vez mais forte. Há um interesse comum – e disso nós não abrimos mão – de preservar os recursos naturais. É uma necessidade premente que a gente possa montar estratégias claras, para que a gente possa fazer essa proteção das nossas florestas”, declarou Wilson Lima.
Sendo presidente da reunião anual, Lima apresentou as estratégias do Estado para promover o desenvolvimento sustentável e ainda convidou os outros participantes para um evento que ocorrerá em Manaus, em maio de 2020.
O evento contará com a presença de 38 governadores de estados e províncias de 10 países que possuem área florestal.
Reunião Embaixada
Wilson Lima também esteve presente em um encontro na Embaixada Brasileira em Madri, na Espanha, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre e de deputados federais.
“Em linhas gerais, estados que conservam a floresta, que mantém esse carbono fixado, que a floresta é um grande captador desse carbono, passam a ter um mecanismo de financiamento muito mais robusto, em relação a isso, o que é muito bom para o estado do Amazonas”, afirmou o governador.
Foto: Maurílio Rodrigues/ Secom.
Fonte: Assessoria.