sábado, maio 25, 2024
HomeMundoSaúde | Bolsonaro passa por remoção de lesões no rosto e da...

Saúde | Bolsonaro passa por remoção de lesões no rosto e da orelha para análise em laboratório

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 12 de Dezembro de 2019 (Quinta-feira)

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizer que tem a possibilidade de ter câncer de pele, o Palácio do Planalto informou que o chefe do Poder Executivo teve lesões removidas e submetidas a exames.

“Foram realizados alguns procedimentos como retirada de lesão verrucosa na face e na orelha, além de crioterapia em lesões no tórax e no antebraço, provocadas pelo excesso de exposição solar. O material segue para análise laboratorial, como é de rotina”, diz a nota divulgada pela Secom (Secretaria de Comunicação Especial) no início da tarde desta quinta-feira (12).

De acordo com o Planalto, a consulta dermatológica, realizada na tarde de quarta-feira (11) estava agendada previamente “com o objetivo de reavaliação de atendimento feito seis meses atrás”.

O médico especialista, de acordo com a Secom, recomendou avaliação semestral do presidente “em face do excesso de exposição solar prévia, o que já está sendo seguido”.

Em nenhum momento a nota faz qualquer menção direta sobre a possibilidade de o presidente ter um câncer de pele.

Bolsonaro passou a manhã desta quinta no Palácio da Alvorada, sem agenda oficial. No início da tarde embarcou para Palmas, no Tocatins, para um evento da Caixa Econômica Federal.

Ao deixar o Alvorada, não quis dar declarações e ironizou declaração feita por ele mesmo na véspera sobre um possível câncer.

“Pessoal, como estou com câncer eu não vou poder atender vocês, tá ok?”

Bolsonaro realizou consulta médica e exames na tarde de quarta no Hospital da Força Aérea Brasileira, em Brasília.

A visita médica não foi informada inicialmente pela assessoria de imprensa do Planalto e não constava o compromisso na agenda oficial do presidente.

Ao chegar ao Alvorada, poucos minutos depois de deixar o hospital, Bolsonaro falou em suspeita de câncer.

“Eu tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, gosto de muito de atividade, então a possibilidade de câncer de pele existe”, disse Bolsonaro ao entrar no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro chegou ao Alvorada com um curativo na orelha esquerda. Questionado sobre o tema, disse que havia a possibilidade de um câncer e de que estão fazendo uma checagem.

Ele também informou que cancelou uma viagem a Salvador (BA) na quarta por estafa.

“Não sei se vão fazer biópsia, me cutucaram, furaram, deram anestesia. Eu dormi. Eu tava tão cansado que eu deitei na maca e dormi”, disse na noite de quarta.

“Tem possível câncer de pele. Fizeram uma checagem em mim. Inclusive não é eu que peço, muitas vezes eles que me convocam e eu vou pra lá. Eu não sou dono mais de mim em muitas questões. Uma coisa que to abusando é as saídas por aí. Outro dia comi pastel na feira do Paraguai e tava gostoso”, disse, em referência a saídas fora da agenda.

O presidente deixou o Hospital da Força Aérea Brasileira, a 20 quilômetros do Palácio do Planalto, às 17h25 após a realização de um exame.

Às 17h35, a Secom divulgou uma nota afirmando que Bolsonaro foi para uma consulta programada e confirmou que ele havia sido submetido a procedimentos, mas sem dar detalhes.

“O presidente Jair Bolsonaro foi ao Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB), nesta tarde, para consulta de rotina já programada, com a realização de exames também de rotina. O presidente apresenta boas condições de saúde, sem ressalvas. Agora, o presidente segue para o Alvorada”, dizia o texto.

Às 17h47 ele chegou ao Palácio da Alvorada e deu outra versão: disse que foi submetido a um exame para averiguar a possibilidade de um câncer de pele.

Após as declarações do presidente, a reportagem questionou a assessoria de imprensa sobre o estado de saúde de Bolsonaro e a previsão de divulgação dos resultados dos exames.

“O presidente apresenta boas condições de saúde. Demais informações sobre o estado de saúde do presidente serão transmitidas no momento oportuno”, informou a Secom na noite de quarta.

Questionado, o Planalto não respondeu sobre a previsão de que os exames tenham o resultado divulgado.

Foto: IGO ESTRELA/ METRÓPOLES.

Fonte: FOLHAPRESS.

Últimos Artigos

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no país

Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de...

Promotor investiga suposto desvio de merenda escolar na rede de ensino da Prefeitura de Manaus

O promotor do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Marcelo Pinto Ribeiro, da 55ª Promotoria...

Abertas inscrições para oficina de pintura para pessoas com deficiência visual e baixa visão

Em comemoração aos 15 anos da audiodescrição no Amazonas, o Governo do Estado, por...

Márcia Perales lança livro sobre a democratização do ensino

A pesquisadora e escritora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no país

Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de...

Promotor investiga suposto desvio de merenda escolar na rede de ensino da Prefeitura de Manaus

O promotor do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Marcelo Pinto Ribeiro, da 55ª Promotoria...

Abertas inscrições para oficina de pintura para pessoas com deficiência visual e baixa visão

Em comemoração aos 15 anos da audiodescrição no Amazonas, o Governo do Estado, por...