Manaus | 26 de Dezembro de 2019 (Quinta-feira)
Na manhã desta quinta-feira (26), o governador Wilson Lima anunciou a aceleração no processo de licenciamento ambiental para a pavimentação da BR-319.
A declaração foi dada para a Record TV.
Além disso, o governador ainda destacou o trabalho do Governo do Estado através do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Na ocasião, foi feito um convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde foi mandado uma equipe técnica para compor o grupo de trabalho designado para o andamento do trecho Porto Velho/Manaus.
De acordo com informações do diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o grupo de trabalho é composto por colaboradores que devem realizam a análise de estudos de impacto ambiental, realização de vistorias, monitoramento e entre outras atividades.
“É um estudo sobre itens específicos da BR: fauna, flora, solo, que nós, que estamos no local, temos competência para fazer isso. Esse conjunto de informações chama-se Exame Técnico, e quem vai fazer é o Ipaam. É uma equipe de cinco pessoas, são várias gerências envolvidas. O Ipaam irá apoiar o Ibama a partir desse Exame Técnico”, pontuou Valente.
“O grande problema da BR-319, o grande entrave é a questão da licença ambiental no trecho do ‘meião’. Eu tenho conversado muito com o ministro do Meio Ambiente (Ricardo Salles) e o passo significativo que a gente deu, recentemente, foi um convênio firmado entre o Ibama e o Ipaam, para colaborar no avanço desses estudos para a liberação dessas licenças. A expectativa é que em 2020 a gente tenha essas licenças”, afirmou o governador.
Além disso, Lima também confirmou a declaração do presidente Jair Bolsonaro em informar sobre as medidas adotadas de curto e longo prazo do Governo Federal em asfaltar a BR-319.
“É importante dizer que há compromisso político com o presidente Jair Bolsonaro, em pavimentar a BR-319. Nós estamos no período chuvoso, quando a gente começa a ver com mais clareza as dificuldades com os lamaçais. O presidente do Ibama e o ministro do Meio Ambiente disseram que têm todo interesse que essa licença, efetivamente, saia. Nossa expectativa é que no ano de 2021 a gente possa começar a recuperação desse trecho do ‘meião’, que é o trecho mais complicado.”, Explicou.
Foto: Diego Peres/ Secom.
Fonte: Assessoria.