domingo, julho 20, 2025
HomeMundoEnem 2019 | Mais de 140 mil participantes zeraram a redação e...

Enem 2019 | Mais de 140 mil participantes zeraram a redação e apenas 53 obtiveram a nota máxima

Publicado em

Artigo Relacionado

Filme Ainda Estou Aqui conquista o 1º Oscar para o Brasil

Na noite do dia 02, neste domingo, aconteceu o Oscar 2025, a premiação mais...

Manaus | 18 de Janeiro de 2020 (Sábado)

O número de candidatos com a redação zerada no Enem 2019 foi de 143.736, o equivalente a 4% dos inscritos. Apenas 53 dos 3,8 milhões de participantes conseguiram nota máxima na correção de seus textos.

Os resultados da última edição foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes.

O número de redações zeradas, em 2018, havia representado 2,7% dos participantes, com 55 notas máximas.

Em 2019, os participantes tiveram que escrever uma dissertação sobre “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A nota da redação varia de 0 a 1.00 e esse desempenho costuma ser crucial na concorrência por vagas mais concorridas.

Das redações zeradas, 42% ocorreram porque os candidatos entregaram em braco, 28% porque fugiram ao tema e 16% por causa de cópia dos textos motivadores da proposta. O restante foi por outros motivos, como texto insuficiente e não atendimento ao gênero textual exigido.

Com exceção da redação, as médias em todas as áreas da prova ficaram abaixo das registradas em 2018. As provas são comparáveis ao longo dos anos.

Essa variação das médias pode servir de termômetro da qualidade do ensino médio, mas o exame deixou de ser o instrumento oficial para avaliação do sistema educacional. Para isso existe o Saeb, aplicado para aluno dos ensinos fundamental e médio.

*

Confira abaixo as médias em cada parte da prova do Enem em 2019 e 2018:

MÉDIAS DE TODOS OS PARTICIPANTES:

Redação

2019: 592,9

2018: 522,8

 

Matemática

2019: 523,1

2018: 535,5

 

Linguagens

2019: 520,9

2019: 526,9

 

Ciências da natureza

2019: 477,8

2018: 493,8

 

Ciências Humanas

2019: 508,0

2018: 569,2

Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia.

Fonte FOLHAPRESS.

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...