Manaus | 23 de Janeiro de 2020 (Quinta-feira)
Sobre o Governo Federal…
Governo Federal vai transformar CBA em centro de negócios sustentáveis na Amazônia
Em matéria divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, o secretário de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), será transformado num centro de negócios voltado à geração de produtos e empresas ambientalmente responsáveis, onde, segundo ele, a ambição é que a nova versão do centro transforme a Amazônia em referência global na geração de negócios sustentáveis. Segundo o secretário, o Sebrae e o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), já demonstraram interesse em aderir ao projeto na Amazônia Microsoft, Unilever e Procter Gamble. A informação será anunciada pela comitiva do Brasil em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial.
Bolsonaro anuncia criação do Conselho da Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última terça-feira (21), a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O responsável pela coordenação do conselho será o vice-presidente Hamilton Mourão e a Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo. Para Mourão, agora o Executivo vai ser mais proativo na preservação da Amazônia, pois ela desperta o interesse e visões de todas as pessoas do resto do mundo. “Nós temos que ter uma atitude, digamos assim, mais incisiva em relação ao que acontece lá”, afirmou ele.
Sobre as eleições 2020…
Romero Reis é selecionado como pré-candidato à Prefeitura pelo Novo
Após participar de um processo seletivo interno que analisou a biografia e os requisitos como capacidade de gestão e conhecimento da máquina pública no Partido Novo, Romero Reis foi escolhido pela sigla como pré-candidato para as eleições municipais deste ano. Durante a seleção, entre os principais pontos defendidos por Romero estão a criação de uma guarda municipal armada; projetos para planejamento e mobilidade urbana; incentivos para expansão de saneamento básico, saúde e educação, além de modernização da máquina pública.
Sobre o Brasil…
Bancada Amazonense reage à declarações de Guedes
Senadores e deputados federais do Amazonas, reagiram contra as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, após ele afirmar no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que “o problema do desmatamento é a pobreza, pois pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”. Sobre o episódio, o senador Omar Aziz (PSD), presidente da Bancada Federal do Amazonas, afirmou “quem desmata é quem tem dinheiro para desmatar, pois pobres não tem dinheiro para comprar tratores”.
“Paulo Guedes quer acabar com a Zona Franca”, diz Sidney Leite
O deputado federal Sidney Leite, também comentou sobre a declaração de Paulo Guedes e ressaltou que o Amazonas e a região Norte são as áreas que, ao longo dos anos, menos receberam investimentos federais. “Se não bastasse isso, o ministro Paulo Guedes, com suas medidas econômicas, ainda quer acabar com o instrumento que garante a conservação da floresta em pé e o principal modelo econômico da região: a Zona Franca de Manaus (ZFM)”, argumentou o político.