Manaus | 21 de Fevereiro de 2020 (Sexta-feira)
Nesta sexta-feira (21), o Governo do Amazonas iniciou um mutirão de atendimentos na Policlínica Gilberto Mestrinho, Centro, zona sul de Manaus, para reduzir o tempo de espera de quem tem consultas e exames agendados no Sistema de Regulação (Sisreg).
A ação seguirá durante todo o período do Carnaval, com previsão de encerramento na próxima terça-feira (25), com o objetivo de realizar 1.500 atendimentos nos cinco dias de mutirão.
“O Governo do Estado tem se preocupado muito em ampliar a oferta de serviços de especialidade para a população do Amazonas. Nesse sentido nós pegamos, de forma muito oportuna, o momento do Carnaval, em que geralmente as nossas unidades ficam um pouco vazias, para otimizar as ofertas desses serviços”, disse o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias.
O Amazonas reduziu em 65,8% a fila de espera por consultas e exames do Sisreg, no último ano. De acordo com dados do Complexo Regulador do Amazonas, em janeiro de 2019 estavam na fila da regulação 255.543 pessoas. Em janeiro de 2020, o número caiu para 87.238 pessoas.
O secretário de saúde enfatiza que a ação iniciada nesta segunda-feira tem como objetivo impulsionar esta redução. “A intenção é reduzir algo em torno de 60% a fila daqueles exames, tanto para ultrassonografia, cardiologia, risco cirúrgico e ginecologia”, explicou Tobias, ao ressaltar que ações semelhantes devem ser realizadas em outras unidades de saúde.
Procedimentos
Os procedimentos incluem exames de ultrassonografia e consultas em cirurgia ginecológica, fonoterapia e cardiologia com risco cirúrgico. Estão sendo realizadas, ainda, testagem rápida e aconselhamento para sífilis, HIV e hepatites A e B, entre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Agendamentos
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está confirmando exames e consultas previamente com os pacientes agendados no Sisreg. “Nós verificamos, na fila da regulação, quais aqueles exames que tinham maior demanda. Estamos ligando para todos esses pacientes. A equipe está dizendo o dia e o horário que eles têm que estar aqui. Nesse primeiro momento vamos trabalhar com a fila reprimida do Sisreg, com exceção do centro de testagem e aconselhamento. No caso de testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, é livre demanda”, observou Maximina Malagueta, diretora da Policlínica Gilberto Mestrinho.
A equipe da Policlínica, formada por médicos e outros servidores, está envolvida na ação, bem como cinco assistentes sociais voluntárias, que participam do mutirão para atender e orientar os pacientes.
Horários de atendimento
No sábado (22/02) e no domingo (23/02), serão realizadas ultrassonografias, sendo 50 pela manhã, das 8h ao meio-dia, e 50 à tarde, das 14h às 18h; e 30 consultas em cardiologia, das 9h às 15h, em ambas as datas.
Na segunda-feira de Carnaval (24/02), serão ofertadas 50 ultrassonografias, das 14h às 18h; e 30 consultas em cardiologia com risco cirúrgico e 50 consultas em cirurgia ginecológica, das 9h às 15h. E, na terça de Carnaval (25/02), o mutirão terá 50 ultrassonografias, das 14h às 18h; e 30 consultas em cardiologia com risco cirúrgico e 50 consultas em cirurgia ginecológica, das 9h às 15h; e 20 consultas em fonoaudiologia, do meio-dia às 15h.
As testagens rápidas e aconselhamentos para sífilis, HIV e hepatites virais B e C serão oferecidas em todos os dias do mutirão, sempre das 9h às 15h, com demanda livre.
FOTOS: Michaell Mello / Secom.
Fonte: Assessoria.