sábado, setembro 7, 2024
HomeMundoCoronavírus | Censo Demográfico é adiado pelo IBGE para 2021

Coronavírus | Censo Demográfico é adiado pelo IBGE para 2021

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 18 de Março de 2020 (Quarta-feira)

A pandemia de coronavírus levou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a adiar a realização do Censo Demográfico, que seira iniciado no dia 1º de agosto. Parte dos recursos separados para a pesquisa serão transferidos a ações de enfrentamento à crise sanitária.

Em nota, o IBGE diz que a decisão considera recomendações do Ministério da Saúde em relação ao quadro de emergência de saúde pública. O novo cronograma prevê o início da coleta dos dados em 1º de agosto de 2021.

Maior pesquisa realizada pelo instituto, o Censo Demográfico é realizado a cada dez anos, com o objetivo de traçar um retrato da população brasileira em aspectos como renda, educação e mortalidade, entre outros. Seus resultados são usados para a definição de políticas públicas.

A pesquisa é feita por meio de entrevistas presenciais. Para essa edição, estão previstas visitas em cerca de 71 milhões de domicílios em todos os municípios brasileiros. Além do risco de contágio, diz o instituto, as restrições de movimentação e aglomeração de pessoas eliminaram o tempo hábil para treinamentos.

No início do mês, foram abertos concursos para a contratação de cerca de 208 mil empregados temporários para atuar como agentes censitários e recenseadores. As provas estavam agendadas para o dia 17 de maio e os treinamentos seriam iniciados em julho.

O processo seletivo foi suspenso. “Candidatos que já efetuaram o pagamento da inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias”, informou o instituto.

Na nota, o IBGE diz que estabeleceu com o Ministério da Saúde compromisso de realocar o orçamento do Censo em ações de enfrentamento ao coronavírus. Em 2021, o ministério devolverá os valores para garantir a realização do Censo.

A preparação do Censo Demográfico 2020 enfrentou uma série de problemas, que começaram com restrições orçamentárias e culminaram com a renúncia de gestores do IBGE em protesto contra a direção.

O planejamento original previa gastos de R$ 3,4 bilhões. Ao assumir a presidência do IBGE no governo Jair Bolsonaro, Susana Cordeiro Guerra determinou um corte de 25% do valor, medida que gerou protestos e alertas entre especialistas e técnicos do instituto.

Nomeada por Guedes, Guerra defendeu que os cortes orçamentários não teriam impacto na qualidade da pesquisa. Uma das medidas para economizar foi a redução do tamanho do questionário: em sua versão básica, o número de questões caiu de 34 para 25; na completa, aplicada em 10% dos domicílios, de 112 para 76.

O adiamento foi anunciado poucas horas depois de nota em que o próprio IBGE dizia que informaria “em breve” sobre o novo cronograma da pesquisa.

No mesmo texto, o instituto anunciou a suspensão das entrevistas presenciais para a pesquisa de desemprego.

A suspensão das coletas de dados em domicílio foi solicitada na segunda (16) pela Assibge, sindicato que reúne os funcionários do instituto para evitar riscos de contágios pelo novo coronavírus.

Chamada de Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra Domicilar) Contínua, a pesquisa do desemprego também é feita com entrevistas presenciais. O IBGE diz que está estudando alternativas que não envolvam a visita a domicílios.

“Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validade para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série histórica dos dados”, disse o instituto.

Foto: Divulgação.
Fonte: FOLHAPRESS.

Últimos Artigos

David Almeida promete, mas não processa veículos que denunciaram ligações de noiva, sogra e genro com contratadas da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, anunciou, no último dia...

Senado cobrará de Marina Silva esclarecimentos a respeito das queimadas

WA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela...

Fiocruz Amazônia inaugura espaço para comunidade

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) inaugurou nesta quarta-feira, 28/08, o Espaço...

União Brasil, Republicano e PSD são os partidos com o maior número de candidaturas no Amazonas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um levantamento da quantidade de registros de candidaturas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

David Almeida promete, mas não processa veículos que denunciaram ligações de noiva, sogra e genro com contratadas da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, anunciou, no último dia...

Senado cobrará de Marina Silva esclarecimentos a respeito das queimadas

WA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela...

Fiocruz Amazônia inaugura espaço para comunidade

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) inaugurou nesta quarta-feira, 28/08, o Espaço...