Manaus | 2 de junho, 2020 | Terça-feira
A Rússia se prepara para fazer o primeiro teste operacional de seu “torpedo do Juízo Final”, o drone submarino Poseidon.
A arma vem sendo desenvolvida desde 2015 e agora está em fase final de ensaios no mar, devendo ter um lançamento a partir de submarino feito entre setembro e dezembro.
A informação começou a circular na imprensa russa na semana passada, e não há comentário oficial ainda do Ministério da Defesa, mas analistas dizem que ela é real.
Na forma de um grande torpedo de 24 metros de comprimento, o Poseidon é uma das “armas invencíveis” anunciadas pelo presidente Vladimir Putin em 2018.
A arma tem uma velocidade máxima especulada de cerca de 70 nós (130 km/h), o dobro do que submarinos nucleares desenvolvem. Poderia se deslocar mais devagar perto do alvo, para reduzir a assinatura acústica para sonares inimigos.
Mas é sua carga e modo de emprego que preocupam observadores militares. O Poseidon é desenhado para poder levar silenciosamente uma ogiva nuclear de 2 megatons, algo que poucos mísseis fazem hoje.