Manaus-AM | 2, Julho, 2020 | Quinta-feira
Mesmo com toda a luta antirracista nos EUA e no mundo, grande parte dos americanos continua irredutível em aceitar a igualdade entre negros e brancos, e vários episódios de ódio e racismo foram registrados nos últimos meses, como foi o caso de um casal branco que saiu de sua mansão para ameaçar manifestantes do movimento Black Lives Matter, com armas de fogo em mãos.
Desta vez, uma situação igualmente absurda se repetiu no município de Orion Charter Towship, em Michigan, nos Estados Unidos, quando uma mulher branca apontou uma arma para uma família negra, durante uma discussão no estacionamento de uma lanchonete. Tudo foi registrado pela mãe Takelia Hill, que estava no local com a filha Mackayla Green, de 15 anos.
Segundo o relato da jovem adolescente ao Detroit News, a mulher branca começou a empurrá-la como se seu espaço estivesse sido invadido. Além dos empurrões a jovem também foi xingada e chamou a mãe, que foi tirar satisfações com a mulher branca e pedir que ela se desculpasse com a jovem.
A mulher se negou a fazer o pedido de desculpas e surtou após ser chamada de racista. Em resposta a mulher que estava acompanhada de um homem, disse que “os brancos não devem ser chamados de racistas e que ninguém é racista”. Em seguida o casal entrou no veículo e quase atropelo Takelia, que estava atrás do veículo. Hill deu um tapa no vidro de trás do carro após tomar um enorme susto e acabou sendo ameaçada pela branca que saiu armada do carro.
No vídeo, a branca manda a mãe de Mackayla se afastar do veículo, além de falar inúmeros palavrões a mulher. Em seguida a branca entra novamente no veículo e segue viagem. Takelia afirmou ainda que suas outras duas filhas estavam no carro quando tudo aconteceu, e ficaram traumatizadas após verem a mãe e a irmã na mira de uma arma.
https://twitter.com/makaysmith10/status/1278490110368120838
Segundo uma parente da família no twitter, o caso foi reportado a polícia e a mulher branca chegou a ser presa, mas a justiça alegou que ela não poderia ser punida já que a mãe de Mackayla bateu no veículo do casal com a mão.
Redação por Yasmim Araújo.