Manaus | 20 de julho, 2020 | Segunda-feira
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (20) que a vacina da universidade para Covid-19 é segura e induziu resposta imune. E algumas horas depois, pesquisadores chineses anunciaram, também nesta segunda-feira (20), que uma vacina para Covid-19 que ainda está em testes na China é segura e induziu resposta imune.
Reino Unido (Oxford)
Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países.
O efeito deve ser reforçado após uma segunda dose da vacina, segundo os cientistas.
China
O estudo envolvendo a vacina chinesa constatou que 95% (241/253) dos participantes no grupo que recebeu doses altas e 91% (118/129) dos integrantes do grupo de doses baixas apresentaram respostas imunes às células T ou aos anticorpos no dia 28 após a vacinação.
Os autores afirmam que é importante ressaltar que nenhum participante foi exposto ao vírus Sars-CoV-2 após a vacinação, portanto, não é possível para este estudo determinar se essa candidata à vacina protege efetivamente contra a infecção por Sars-CoV-2 no ambiente.
Embora os estudos avancem em todo o planeta, o prazo de 12 a 18 meses para liberação é considerado um recorde. A vacina mais rápida já criada, a da caxumba, levou pelo menos quatro anos para ficar pronta.
Fonte: G1