quinta-feira, dezembro 4, 2025
HomeMundoSaúde | Posto de testagem rápida de Covid-19, na UEA, atendeu mais...

Saúde | Posto de testagem rápida de Covid-19, na UEA, atendeu mais de seis mil pessoas

Publicado em

Artigo Relacionado

Filme Ainda Estou Aqui conquista o 1º Oscar para o Brasil

Na noite do dia 02, neste domingo, aconteceu o Oscar 2025, a premiação mais...

Manaus-AM | 1, Agosto, 2020 | Sábado

Um total de 6.133 pessoas foram atendidas no posto de testagem rápida de Covid-19, que foi montado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) na Escola Superior de Ciência e Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), zona sul de Manaus. A oferta de testes rápidos foi encerrada nesta sexta-feira (31/07), no local, que estava funcionando desde o dia 28 de abril.

Foram atendidos profissionais da saúde e colaboradores da UEA no posto. As coletas eram feitas no sistema drive-thru, permitindo que os profissionais ficassem dentro dos veículos, minimizando o contato e descartando aglomerações.

“Nós tivemos 6.133 testes realizados e desses, tivemos uma positividade de 25%, o que correspondeu a 1.573 casos. Então, consideramos que a missão foi plenamente cumprida no sentido de garantir que os profissionais de saúde tivessem acesso aos exames e que eles pudessem evitar ser foco de contaminação, na medida em que, se identificando positivos, eles se afastavam do serviço, mantinham o isolamento e o período de quarentena, o que certamente contribuiu muito para reduzir a transmissão dos casos”, observou Rosemary Costa Pinto, diretora-presidente da FVS-AM.

De acordo com dados da FVS, foi detectada uma redução de 65% na positividade dos testes. Em abril, a média de profissionais de saúde que testaram positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa Covid-19, era de 29%. Em julho, essa média reduziu para 10%.

Os testes para profissionais da rede pública e privada seguem sendo realizados, por agendamento, no estacionamento da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam), zona centro-sul da capital. Mais informações sobre agendamento podem ser obtidas no site da FVS-AM (https://bit.ly/2WIbaO7).

Fotos: Arthur Castro/Secom

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...