Manaus | 12 de Julho de 2019 (Sexta-feira)
Na madrugada desta sexta-feira (12), o plenário da Câmara dos Deputados, aprovou por 467 votos a 15, a emenda do Podemos que reduz a idade mínima de aposentadoria para os policiais que servem à União.
Agora, policiais federais, policiais legislativos, policiais civis do Distrito Federal, policiais rodoviários federais e agentes penitenciários e socioeducativos federais, entre outros, poderão aposentar-se aos 53 anos (homens) e 52 anos (mulheres).
Porém a redução da idade só valerá para quem cumprir um pedágio de 100% do tempo de contribuição que falta para aposentar-se, ou seja, 25 anos para mulher e 30 anos para homem. Assim, se faltarem três anos de contribuição pelas regras atuais, o policial terá de trabalhar seis anos para reduzir a idade mínima.
A medida vale apenas para os profissionais que estão na regra de transição. Para os futuros policiais e agentes de segurança da União ou quem optar por não cumprir o pedágio, foi estabelecida a idade mínima de 55 anos e o tempo de serviço policial de 15 anos para os dois sexos.
Além disso, ainda restam nove destaques e emendas para serem votadas.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil.
Fonte: Agência Brasil.
Redação por Ana Flávia Oliveira.