Manaus | 31 de Julho de 2019 (Quarta-feira)
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se reuniram na última terça-feira (30), em Brasília, assinaram um convênio que passa ao Governo do Estado do Amazonas, a responsabilidade de gerenciar os seguintes portos da orla da cidade, sendo eles, Porto de Manaus, Manaus Moderna, Porto da Panair, a área da antiga Siderama e o Porto da Ceasa.
“Volta, mais uma vez para o Estado do Amazonas, a delegação dos portos. Isso é importante porque, a partir de agora, nós vamos firmar parcerias com a iniciativa privada para melhorar toda a área portuária, especialmente a Manaus Moderna e o Porto da Ceasa, que hoje não há uma definição de quem é que controla a travessia das balsas para ter a ligação com a BR-319. Então, abrem-se muitas possibilidades para o Estado do Amazonas no que diz respeito à principal porta de entrada e saída de passageiros e de cargas”, comentou Wilson Lima.
O convênio entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que poderá ser feita em até 20 dias. Sendo possível de ser firmado devido à extinção da Companhia Docas do Maranhão (Condomar), empresa que administrava os portos.
Vale ressaltar que o Governo do Amazonas chegou a ser responsável pelos portos no ano anterior, mas a medida foi revogada em dezembro de 2018. Portanto, assim que assumiu, o governador Wilson Lima levou o caso ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para solicitar que a gerência dos portos retornasse às mãos do Governo do Estado.
BR-319
Outro assunto também foi tratado durante a reunião com o governador e o ministro da Infraestrutura, sendo debatida a questão da BR-319, reafirmando cada vez mais o compromisso.
“E já temos o compromisso do ministro de que no final do mês de agosto iremos percorrer a BR-319 e que, em setembro, o Ministério da Infraestrutura já deverá ter um desenho para realizar um processo licitatório para a pavimentação do primeiro trecho da BR-319, no município do Careiro da Várzea, para que a gente possa ganhar tempo e já adiantar a obra. A expectativa é que na metade do ano que vem essas obras estejam efetivamente acontecendo nesse trecho, que já está licenciado e já tem todas as licenças ambientais”, destacou Wilson Lima.
Foto: Diego Peres/ Secom.
Fonte: Com informações da Assessoria.
Redação por Ana Flávia Oliveira.