Manaus | 31 de Dezembro de 2019 (Terça-feira)
A Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Direito do Cidadão e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), fiscalizou três estabelecimentos que não cumpriam à lei de atendimento preferencial aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.
Na ocasião, duas lojas de departamento localizado no Centro e um supermercado localizado na Zona Centro-Sul foram autuadas.
A fiscalização se deu através de denúncias feitas por consumidores.
“Esta denúncia sobre o não atendimento preferencial aos autistas tem um caráter especial, pois são as pessoas que mais precisam do apoio do poder público. São pessoas que vivem sujeitas à estigmatização e à descriminação devido aos seus comportamentos no espaço público. Esta fiscalização também é simbólica para nós, pois fecha nosso ano demonstrando que temos a finalidade de permitir igualdade e justiça a todos os consumidores”, declarou o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes.
Atendimento Preferencial TEA
Em Manaus, a lei municipal nº 2.296/2018 regula e obriga a inclusão do símbolo mundial do autismo por meio de placas de atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados.
O símbolo é representado por um laço formado por um quebra-cabeças colorido. Conforme a legislação, o símbolo em alusão ao TEA deve apresentar a mesma dimensão dos outros símbolos de acessibilidade e deve estar visível aos consumidores.
Foto: Divulgação / Semdec.
Fonte: Divulgação / Semdec.

