sábado, abril 12, 2025
HomeMundoPrioridade | Governador Wilson Lima anuncia investimentos na área da saúde

Prioridade | Governador Wilson Lima anuncia investimentos na área da saúde

Publicado em

Artigo Relacionado

Filme Ainda Estou Aqui conquista o 1º Oscar para o Brasil

Na noite do dia 02, neste domingo, aconteceu o Oscar 2025, a premiação mais...

Manaus | 02 de Janeiro de 2020 (Quinta-feira)

O governador Wilson Lima afirmou, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (02/01), na sede do Governo do Estado, na Compensa, que a Saúde será prioridade no seu segundo ano de mandato.

“Nós temos um quadro que foi agravado nos últimos três anos, resultado desse processo de descontinuidade da troca de governadores e também de denúncias que houve nesta área. Nós estamos fazendo um processo de restruturação em toda a rede, as primeiras ações desse ano de 2020 já devem ser anunciadas agora nesse mês de janeiro, que vai ser a contratação direta de trabalhadores das empresas terceirizadas, de técnicos de enfermagem e também enfermeiros”, adiantou.

O governador anunciou ainda a implantação de um sistema de controle para prontuários e dispensação de medicamentos, o que irá facilitar a gestão da saúde no Estado, bem como a realização de melhorias e ampliação na infraestrutura da rede.

“Vamos construir um hospital no município de Manacapuru, vamos começar agora no final de janeiro e início de fevereiro uma obra para ampliação de mais 30 leitos na maternidade Balbina Mestrinho, vamos entregar o Hospital do Sangue com a capacidade seis vezes maior do que a unidade que nós temos hoje pra se tornar uma referência no Norte do Brasil”, acrescentou.

O titular da Secretaria de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, destacou que o orçamento da área em 2020 será nove vezes maior que o do ano passado, o que permitirá mais investimentos na rede, com atenção especial ao interior.

“Existe um programa que é o programa de regionalização da saúde, onde também iremos aportar recursos na melhoria das nossas unidades dos principais polos do nosso interior como: Tabatinga, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins. Assim, ao longo desse ano a gente pensa em investir em dois desses principais polos. Além disso, vamos buscar ofertar serviços de qualidade de média e alta complexidade, descentralizados da capital, cobrindo assim uma população em torno de 3,5 milhões de pessoas do estado”, detalhou Tobias.

Avanços  

Durante a apresentação do balanço do primeiro ano de governo, Wilson Lima destacou alguns avanços na área, como dos estoques da Central de Medicamentos, que saíram de 12,7% para mais de 60% e para 93% no caso de medicamentos de alto custo. Foram abertos mais 94 leitos de UTI, UCI e isolamento e mais 22 leitos obstétricos, além de realizadas melhorias estruturais na rede da capital. Três novos Centros de Testagem e Aconselhamento para IST/Aids foram inaugurados.

Houve aumento de 148% nos atendimentos do programa Melhor em Casa e o investimento no Tratamento Fora de Domicílio aumentou 10%. Governo reforçou remoções por UTI aérea, que cresceu 16%; entregou digitalizadores de imagens para 53 municípios, equipamentos de suporte avançado e 37 veículos para o interior, além de iniciar a regionalização da saúde em Parintins e Tabatinga.

Foto: Divulgação.

Fonte: Assessoria.

Últimos Artigos

Má nutrição em crianças da Amazônia é tema de estudo

Um estudo coordenado pela Fiocruz Amazônia sobre o problema da dupla carga de má...

Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos intensificam articulações na 4° Ocupa...

Cestb promove evento para o Dia Mundial da Conscientização do TEA

Na manhã da última quinta-feira (3/4), o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da...

Simpósio destaca fortalecimento e compromisso da Vigilância Genômica em Saúde no Estado do Amazonas

Estratégias de fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas foram o destaque do II...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Má nutrição em crianças da Amazônia é tema de estudo

Um estudo coordenado pela Fiocruz Amazônia sobre o problema da dupla carga de má...

Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos intensificam articulações na 4° Ocupa...

Cestb promove evento para o Dia Mundial da Conscientização do TEA

Na manhã da última quinta-feira (3/4), o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da...